Conference League: Mourinho culpa arbitragem após novo vexame da Roma
Após goleada sofrida na Noruega, treinador português não conseguiu vencer Bodo/Glimt mesmo jogando em casa
A Roma de José Mourinho achou uma pedra no sapato na Conference League: o Bodo/Glimt. Goleado pelo clube norueguês por 6 a 1 no dia 21 de outubro, o time do treinador português ficou apenas no empate 2 a 2 contra a modesta equipe, na última quinta-feira, 4, no Estádio Olímpico, na capital italiana. Irritado após a partida, o técnico falou à imprensa e questionou a arbitragem da competição, criada este ano, uma espécie de “terceira divisão” das ligas europeias.
Black Friday Abril: Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
“Mas talvez haja árbitros ruins na Conference League, que ainda estão começando suas carreiras. Quando eles (Bodo/Glimt) nos golearam por seis, eu não disse nada. Agora não posso calar a boca.” A reação de Mourinho aconteceu, segundo o próprio, por dois pênaltis ignorados que seriam favoráveis à Roma: “Dois pênaltis muito claros existiram. Eles chutaram duas vezes e marcaram dois gols. Nós finalizamos muitos mais, marcamos dois gols e sofremos dois pênaltis.”
No confronto válido pela Conference League, o ponto do empate foi conquistado na reta final de partida. O time da Noruega vencia a partida por 2 a 1 até os 39 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro brasileiro Ibañez empatou para os italianos. Com o resultado, a Roma não assumiu a liderança do grupo e agora está a um ponto do terceiro colocado, Zorya Luhansk, da Ucrânia. Para avançar direto para a fase final do torneio, o time da Itália precisa se classificar em primeiro da chave. A competição recém-criada abriu espaço para mais clubes do Velho Continente em competições continentais, o que também reservou surpresas como esta do Glimt.
Fundado em 1916, o Bodo/Glimt é um clube da primeira divisão norueguesa. Situado em Bodo, cidade com pouco mais de 50.000 habitantes, o time é o atual campeão nacional e é dono da liderança nesta edição, a poucos jogos do título. Na primeira divisão da Noruega desde 2018, o clube participou da primeira rodada de qualificação para a Champions League 2021/22, mas foi eliminado pelo Légia Varsóvia, o que os garantiu vaga na Conference League, torneio no qual já precisou eliminar o Valur, da Islândia, o Prishtina, do Kosovo, e o Zalgiris, da Lituânia, para chegar à fase de grupos. O grande nome da equipe treinada por Kjetil Knudsen é o atacante de 21 anos Erik Botheim, autor de dois gols e três assistências na goleada por 6 a 1 sobre o Roma e companheiro de Haaland nas categorias de base da Noruega. Contratado recentemente, o atacante brasileiro José Vitor Pernambuco, revelado pela Portuguesa, é o único sul-americano no atual elenco.
Sem um título desde 2017, quando venceu a Liga Europa pelo Manchester United, Mourinho passou em branco pelo Tottenham e chegou à Roma como esperança. Contudo, o time venceu apenas um dos último cinco jogos disputados. Para o treinador, a atuação da arbitragem também é essencial para a má fase da equipe: “Estamos com dificuldades para marcar gol. Mas logo precisamos recordar que a arbitragem nos tirou pontos contra a Juventus e contra o Milan.”.