O comitê também determinou a suspensão por seis anos do ex-vice-presidente da Fifa Chung Mong-Joon e pagamento de multa de 100 mil francos suíços
O Comitê de Ética da Fifa suspendeu provisoriamente por 90 dias o presidente da entidade, Joseph Blatter, e seu possível sucessor, o presidente da Uefa, Michel Platini. Também foi suspenso por 90 dias o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. O comitê ainda determinou o banimento do futebol do ex-vice-presidente da Fifa Chung Mong-joon, sul-coreano que também era pré-candidato à presidência da Fifa, por seis anos.
A informação de que a punição poderia ocorrer foi divulgada ontem, quarta-feira, quando foi divulgado que o Comitê de Ética recomendou a suspensão do presidente da Fifa, acusado de má gestão e apropriação indébita pela Procuradoria-Geral da Suíca.
“As bases para essas decisões são as investigações que estão sendo realizadas pela câmara de investigação do comitê de ética”, disse o Comitê de Ética da Fifa, órgão independente dirigido pelo advogado Hans Joachim Eckert, em comunicado. Durante a suspensão, os três estão proibidos de participar de todas as atividade de futebol em níveis nacional e internacional.
Blatter é suspeito de ter cometido crimes financeiros, de acordo com o Ministério Público da Suíça, e pode pegar até dez anos de prisão. O Comitê de Ética da Fifa avaliou que, se nestes três meses Blatter for inocentado pela Justiça, a suspensão será encerrada. Enquanto isso, a entidade seria comandada por Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol desde os anos 1980 e um aliado incondicional de Blatter.
Além do banimento do futebol por seis anos, o ex-vice-presidente da Fifa Chung Mong-joon foi condenado a pagar multa de 100.000 francos suíços (cerca de 415.000 reais). Ele foi acusado de comprar votos para que a Coréia do Sul fosse sede da Copa do Mundo de 2022. Na época, o acionista majoritário da montadora Hyundai chegou a oferecer 700 milhões de dólares para aqueles que possuíam o poder do voto. Mong-joon era um dos pré-candidatos à presidência da Fifa e disse estar sendo vítima de “sabotagem” de Blatter.
Leia também:
Em meio a denúncias, Blatter afirma que não deixará o cargo antes das próximas eleições
Polícia invade sede da Fifa e Blatter é processado criminalmente
Blatter falta e Fifa decide que Copa do Catar será em novembro e dezembro
O francês Platini também é candidato e, se a punição de 90 dias não for ampliada, estará livre para concorrer no pleito marcado para 26 de fevereiro de 2016. Platini é investigado por ter recebido 2 milhões de francos suíços (aproximadamente 8 milhões de reais) dos cofres da Fifa, em uma transação suspeita, em 2011. Ele alegou que o pagamento se refere a um trabalho realizado por ele na entidade entre 1999 e 2002 e garante não ter cometido nenhuma irregularidade.
Já Jerôme Valcke também foi suspenso após ter seu nome envolvido em um esquema de vendas de ingressos para a Copa do Mundo. O ex-secretário-geral da Fifa foi acusado pelo empresário Benny Alon, dono da JB Marketing, de embolsar cerca de 9 milhões de reais ao negociar os bilhetes muito acima do preço tabelado na Copa de 2014.
(Com agência Reuters)
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app