CBF discorda de decisão da Fifa sobre Brasil e Argentina
Confederação Brasileira de Futebol divulgou nota e pediu explicações da decisão tomada pela entidade internacional
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em nota oficial discordar da decisão da Fifa sobre o jogo entre Brasil e Argentina, abandonado em 5 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa, após fiscais da Anvisa invadirem o campo da Neo Química Arena em São Paulo. Além da entidade exigir a realização da partida, a CBF e a Associação do Futebol Argentino (AFA) foram multadas em valores distintos, com maior valor a ser pago pelos brasileiros.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
Veja a nota da CBF:
“A Confederação Brasileira de Futebol manifesta sua discordância em relação ao resultado do julgamento publicado, nesta segunda-feira (14), pelo Comitê Disciplinar da FIFA, referente à partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo entre Brasil e Argentina, iniciada no dia 5 de setembro de 2021, em São Paulo.
A entidade destaca ainda que já solicitou à FIFA os fundamentos da decisão proferida e, após análise da Diretoria Jurídica e da Presidência, informará as providências a serem adotadas na sequência do processo.”
O jogo ainda não tem data e local para ser disputado, mas os preços das punições já foram divulgados: a CBF recebeu uma multa de 550 mil francos suíços, pouco mais de 3 milhões de reais, enquanto a AFA terá que pagar 250 mil francos suíços, ou 1,4 milhão de reais. A “mão pesada” para os brasileiros aconteceu porque a Fifa considerou que, como mandante, o Brasil tinha mais responsabilidades em relação à ordem e à segurança do jogo.
Por fim, os quatro jogadores argentinos foram suspensos por dois jogos por descumprirem o protocolo da Fifa para a Covid-19 em partidas internacionais: o goleiro Emiliano Martínez e o meia Emiliano Buendía, do Aston Villa, o zagueiro Cristian Romero, do Tottenham, e o meia Giovani Lo Celso, que na ocasião também jogava no Tottenham, e hoje defende o Villarreal, da Espanha.
Esses quatro atletas que atuavam no futebol inglês foram a causa de toda a confusão que resultou no cancelamento da partida. A Anvisa acusou o quarteto de mentir no relatório exigido pela autoridade sanitária para a entrada no país durante a pandemia. Na ocasião, viajantes estrangeiros que tivessem passado pelo Reino Unido nos 14 dias anteriores não podiam entrar no Brasil sem cumprir quarentena.
Representantes da Anvisa afirmaram que tentaram alertar sobre a situação irregular dos quatro jogadores diversas vezes antes do jogo, mas que não obtiveram resposta conclusiva da CBF e de autoridades do governo. A invasão aconteceu ainda nos primeiros minutos de bola rolando. Jogadores ainda tentaram conversar com os agentes sanitários para que o jogo continuasse, mas logo os argentinos saíram de campo, e a partida foi cancelada.
Com três jogos ainda por fazer, contando a partida suspensa entre eles, Brasil e Argentina já estão classificados à Copa do Mundo de 2022 e lideram com tranquilidade as Eliminatórias. A seleção de Tite é a primeira colocada, com 39 pontos, enquanto Lionel Messi e companhia somam 35 pontos. O terceiro colocado é o Equador, com 25.