Basquete: Brasil perde para a Austrália e é vice em evento teste da Rio-2016
Equipe brasileira foi derrotada por 77 a 67 no encerramento do torneio no Parque Olímpico da Barra.
Bastante desfalcada por causa de um boicote de clubes e atletas contra a federação, a seleção brasileira feminina de basquete terminou com o vice-campeonato do evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio. Neste domingo, a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Barbosa não jogou bem e foi derrotada pela Austrália, campeã da competição, por 77 a 67, em jogo realizado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra.
Os destaques da seleção brasileira foram Érika, cestinha da partida com 20 pontos, e Clarissa, que anotou 18 pontos. Pelo lado australiano Mitchell foi a melhor com 16 pontos. Na competição, o Brasil jogou três vezes e conquistou duas vitórias, contra Venezuela, na última sexta-feira, e contra a Argentina, no sábado.
Leia também:
Ele não vem: Kobe Bryant descarta disputar a Rio-2016
Em quadra, o Brasil mostrou a mesma irregularidade do dia anterior contra as argentinas. A diferença é que, neste domingo, mesmo com as australianas sem suas principais jogadoras, as brasileiras não tiveram força para superar a forte marcação adversária. Assim, ficaram sempre atrás no placar e não chegaram a ameaçar a vitória da seleção da Oceania.
A seleção brasileira participou do evento-teste desfalcada de várias de suas principais jogadoras, que aderiram a um boicote criado pelos clubes da Liga Nacional contra a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Apenas as atletas do Sampaio Correa e Érika, que está sem clube desde que deixou seu time na Turquia se apresentaram normalmente ao time. A pivô Clarissa, do Corinthians/Americana, foi a única atleta a discordar do boicote e se apresentar contra a vontade de seu clube.
Esse foi o primeiro evento-teste da Arena Carioca 1, que nos Jogos do Rio vai receber os duelos de basquete e na Paralimpíada será palco de basquete e rúgbi em cadeira de rodas. Antes de estrear nesta competição amistosa, a seleção brasileira já havia vencido a Argentina por 81 a 39 e havia surpreendido a Austrália, medalha de bronze nos Jogos de Londres e no Mundial da Turquia, por 61 a 53.
(com Estadão Conteúdo)