Após 511 jogos, Barcelona tem meio de campo sem jogadores revelados no clube
Contra o Atlético de Madri, meio de campo da equipe, com três jogadores não tinha revelados na base catalã
Especialmente com Busquets, Xavi e Iniesta, mas também com Thiago e Rafinha Alcántara, o Barcelona passou os últimos anos sempre com um jovem revelado no clube na equipes titular. Foram 511 jogos com pelo menos um jogador revelado pelo clube em campo, até esta quarta (1), contra o Atlético de Madri.
Com o time madrileno, o Barça entrou em campo com André Gomes, Rakitic e Mascherano no meio de campo. Com Busquets e Iniesta lesionados, o técnico Luis Enrique empurrou Mascherano da defesa para o meio de campo e formou a zaga com Umtiti e Piqué, esse revelado em La Masia.
Contudo, no meio de campo, três jogadores que foram contratados jogaram de titular. No segundo tempo, um jovem da base, Rafinha Alcántara entrou no lugar do português André Gomes. O Barcelona acabou vencendo, em Madri, por 2 x 1 pela semifinal da Copa do Rei.
A última vez que o Barcelona jogara sem alguma joia da base no meio de campo fora em 2008, no fim da temporada 2007/2008. Na ocasião, jogando no Camp Nou, o Barcelona de Frank Rijkaard perdeu para o Real Mallorca, em casa por 2 x 3, com Edmílson, Deco e Yaya Touré no meio de campo. Naquela ocasião, Edmílson foi expulso e nenhum meia da base entrou em campo, apenas zagueiro e atacantes. Giovanni do Santos poderia ser um meia, mas entrou como atacante.