Aos 75 anos, Pelé diz que futebol no mundo é mais rápido e pegado hoje
Ex-jogador ainda disse que se jogasse hoje, seria ainda melhor
No mês de seu aniversário, Pelé, o atleta do século XX, concedeu um entrevista para a Revista PLACAR falando sobre sua carreira e sua vida. Hoje, no dia quem completa 75 anos, destacamos uma parte da entrevista, em que Pelé fala sobre o futebol de hoje pelo mundo.
Para o Rei, o futebol hoje é jogado em uma velocidade maior e é muito é muito mais pegado, especialmente na Europa, muito diferente de que quando ele jogava bola.
“Agora, sobre o futebol em si, na minha opinião, hoje, na Europa, é muito mais pegado, muito mais difícil e mais corrido do que no nosso tempo”, disse Pelé, que ainda citou que é mais fácil saber como as equipes jogam hoje por conta da maior informação. “No nosso tempo a gente saía pra se condicionar e não tinha nenhuma informação. O Santos ia jogar na Europa e a gente não sabia como os outros times jogavam. Hoje você estuda times no campeonato, dá pra você estudar, saber qual é o tipo de jogo”, completou Pelé.
Pelé ainda falou sobre a velocidade do jogo, que aumentou muito. Mas citou que a qualidade técnica ainda se sobressai a tudo. “Tem que ter uma rapidez, porque hoje se marca mais de perto. A diferença que eu acho é só essa. Mas, se o cara é bom, por exemplo, o Garrincha, daquela época… Se tivesse jogando eu e o Garrincha ia ser uma sopa, você não vê ninguém igual”, concluiu, sem falar de Messi ou Cristiano Ronaldo.
Pelé ainda foi perguntado se faria sucesso no futebol de hoje, mais veloz, mais pegado. Para ele, “Pelé” seria ainda melhor hoje. “Eu sempre brinco assim: ‘Hoje o Pelé seria melhor ainda’. Porque com todo o preparo, os cuidados que tem hoje… O dom é uma coisa de Deus, é uma coisa que Deus deu e ninguém tira. Agora, se você estiver preparado, se estiver em condições físicas… Eu, como sou o Edson, amigo do Pelé desde criança, não tenho nada do que reclamar [risos].”
Veja a entrevista completa de Pelé na próxima sexta-feira, dia 30