Futebol de cegos conta com inovação para acompanhar em Paris
Visando a acessibilidade de todos os espectadores a organização das Paralimpíadas está dando acessórios para acompanhar as partidas
A disputa do futebol de cegos em Paris apresenta alguns pontos que se assemelham a edições anteriores das Paralimpíadas, como as vitórias em sequência do Brasil. Mas uma novidade tem transformado a experiência de torcedores nos Jogos da capital francesa. Com a ajuda de um campinho, bem parecido com uma mesa de futebol de botão, pessoas com deficiência visual acompanham cada lance das partidas.
Os campinhos são distribuídos na Arena da Torre Eiffel, palco do futebol de cegos. Uma única peça indica exatamente onde está a bola, e os torcedores acompanham a movimentação do jogo com as mãos. É a primeira vez que uma edição das Paralimpíadas disponibiliza essa tecnologia. Isso marca um passo importante na acessibilidade e inclusão nos eventos esportivos.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Inovação para acompanhar o futebol de cegos
O campinho disponibilizado na Arena da Torre Eiffel funciona de forma simples, mas eficaz. Cada torcedor pode sentir com as mãos a posição exata da bola e acompanhar as jogadas em tempo real. Essa tecnologia revolucionária oferece uma experiência imersiva para aqueles que, de outra forma, teriam dificuldades em seguir a partida.
Como o campinho facilita o acompanhamento das partidas?
A ideia de acessibilidade universal não se restringe somente ao futebol de cegos. Além do campinho, a organização dos Jogos de Paris oferece outros recursos para melhorar a experiência de torcedores com deficiência visual. Entre essas tecnologias estão:
- Óculos para pessoas com baixa visão;
- Robôs enviando imagens a crianças que estão em hospitais ou não podem sair de casa;
Ludivine Munos, ex-nadadora francesa e dona de 12 medalhas paralímpicas, incluindo três ouros, participa da organização dos Jogos e destaca a importância dessas inovações tecnológicas para a inclusão.
Brasil em busca de mais um ouro no futebol de cegos
A seleção brasileira de futebol de cegos continua sua trajetória vitoriosa em Paris. Com duas vitórias em dois jogos, a equipe já garantiu sua presença na fase seguinte. A última vitória foi sobre a França, dona da casa, por 3 a 0.
O Brasil voltou à Arena da Torre Eiffel nesta terça, 3, às 13h30 (de Brasília), e empatou com a China em um duelo que encerrou a primeira fase. A seleção conseguiu manter a invencibilidade e vai encarar a Argentina na próxima fase.
Quais são os desafios do futebol de cegos?
O futebol de cegos, como qualquer outra modalidade, apresenta desafios específicos. A preparação física e tática dos jogadores precisa ser cuidadosa, e o entrosamento é fundamental. A comunicação é ampliada através de sons e orientações do treinador e goleiro.
Desde a sua estreia nas Paralimpíadas, em 2004, a seleção brasileira disputou 29 partidas, conquistando 23 vitórias e 6 empates. Ao longo desse período, o Brasil marcou 60 gols e sofreu apenas 6.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.