Neymarizado? Conduta e danças de Vinicius Jr. geram polêmica na Espanha
Artilheiro do Real Madrid na temporada, irreverência do brasileiro divide opiniões entre críticos na imprensa espanhola, assim como foi com astro do PSG
Nem mesmo o gol marcado na final da última edição da Liga dos Campeões, o bom início de temporada – com cinco bolas nas redes nos últimos sete jogos – e o status de protagonista no Real Madrid foram o bastante para tirar o nome de Vinicius Junior da mira dos críticos. Adepto das “dancinhas” nas comemorações, o brasileiro passou a gerar polêmica nos debates esportivos da imprensa espanhola, assim como foi com Neymar durante os anos de Barcelona.
Assine #PLACAR por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
Como de praxe, o atacante brasileiro dançou ao marcar o segundo gol da vitória por 4 a 1 contra o Mallorca, no último domingo, 11, pela quinta rodada do Campeonato Espanhol.
Na partida, ainda tentou dribles e recursos de habilidade. A postura, entretanto, não foi bem aceita pelos rivais e era possível escutar gritos de “quebre ele” vindos do banco rival, segundo o jornalista Javier Herráez, da rádio Cadena Ser.
Na imprensa espanhola, o assunto também gerou discussão sobre possível provocação por parte do atacante do Real Madrid. Foi assim que o comentarista e ex-delegado de campo, Cristobal Soria, relativizou possíveis faltas agressivas ao brasileiro, no programa El Chiringuito, da emissora Mega.
Conhecido por polêmicas envolvendo o lado merengue de Madri, o profissional da imprensa espanhola ainda sugeriu que no clássico contra o Atlético de Madri, no próximo domingo, 18, o zagueiro José María Gimenéz teria carta branca para parar Vinicius com “patadas”.
⚽️ @jpedrerol DEFIENDE la belleza en el FÚTBOL:
👏"Hay que APLAUDIR el espectáculo y CRITICAR las PATADAS"👏
📺#ChiringuitoVinicius📺 pic.twitter.com/A0ALxknejv
— El Chiringuito TV (@elchiringuitotv) September 11, 2022
A postura de Soria revoltou outros integrantes do programa, como Josep Pedrerol, que condenou a perseguição aos dribles. O apresentador do programa foi enfático: “temos que aplaudir o espetáculo e criticar a violência”. Tomás Roncero completou dizendo que a torcida do Real Madrid gosta da postura do brasileiro: “o Bernabéu quer que Vinicius dance”.
Ao Marca, o jornalista Santi Siguero defendeu o brasileiro. Em texto que ironizou a pedida por seriedade, levantou a bandeira “Baila, Vini”, que colocou o nome do atacante entre os mais comentados do Twitter.
Entretanto, a recepção foi controversa, tendo em vista que o veículo de imprensa de Madrid foi crítico aos dribles de Neymar durante os anos de Barcelona, colocando o maior craque do Brasil no século como provocativo.