Publicidade
Publicidade

Crise no Newcastle: os números da derrocada da equipe milionária

Clube financiado pelo governo da Arábia Saudita perdeu seis dos último sete jogos, o que ampliou a pressão sobre o técnico Eddie Howe

Uma das sensações da última temporada do futebol europeu, o Newcastle vive um melancólico fim de 2023. Nesta terça-feira, 26, o clube do norte da Inglaterra foi derrotado em casa, por 3 a 1, pelo Nottingham Forest, com direito a “lei do ex”, já que os três gols dos visitantes foram marcados por Chris Wood, em duelo válido pela 19ª rodada da Premier League. Foi a sexta derrota dos Magpies nos último sete jogos, sequência que coloca ainda mais pressão sobre o jovem técnico Eddie Howe.

Publicidade

Comprado em 2021 pelo Fundo Soberano da Arábia Saudita (ou Fundo de Investimentos Públicos, PIF, na sigla em inglês), o Newcastle rapidamente colheu os frutos de um alto investimento. Ao terminar em quarto na última Premier, o clube retornou à Liga dos Campeões exatos vinte anos depois da equipe que tinha Alan Shearer como grande estrela. O sonho europeu, no entanto, durou pouco.

A equipe que conta com Bruno Guimarães e Joelinton, ambos constantemente convocados para a seleção brasileira, até iniciou bem a temporada 2023/2024, mas vive uma derrocada frustrante, especialmente levando em conta os seus investimentos. Segundo dados do CIES Observatory, o Newcastle foi a nona equipe que mais gastou com a montagem de seu elenco (661 milhões de euros), à frente de gigantes como Bayern de Munique, Juventus e Barcelona.

Publicidade

A crise na equipe teve início no dia 7 de dezembro, com derrota por 3 a 0 para o Everton. Desde então, o time foi goleado por 4 a 1 pelo Tottenham e na sequência deu adeus à Champions com uma derrota em casa, de virada, para o Milan, resultado que o deixou na lanterna da chave e fora até mesmo da Europa League. Sofrendo com lesões de atletas importantes como o sueco Isak, os Magpies conseguiram uma boa vitória sobre o Fulham por 3 a 0, mas em seguida acumulou derrotas amargas, para Chelsea (nos pênaltis, nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa), Luton Town e agora Nottingham Forest.

Nestes setes jogos, o Newcastle marcou apenas sete gols e sofreu o dobro (14). Além de eliminado na Liga dos Campeões, o time despencou na classificação do Campeonato Inglês: é hoje o sétimo com 29 pontos, 13 a menos que o líder Liverpool, e ainda podendo ser ultrapassado na rodada.

Ao longo do ano, a equipe sofreu um forte baque: principal contratação da temporada, o italiano Sandro Tonali, ex-Milan, foi banido do futebol por 10 meses por envolvimento em apostas esportivas. Além disso, o experiente lateral Kieran Trippier, capitão do time nas últimas partidas, vem sendo um dos mais criticados por suas atuações.

Publicidade

Em plena crise, o Newcastle volta a campo apenas em 1º de janeiro de 2024, e em um compromisso nada agradável: diante do Liverpool, em Anfield.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade