Publicidade
Publicidade

Uma centena de líderes mundiais assistirão à abertura olímpica

Londres, 27 jul (EFE).- Cerca de uma centena de chefes de Estado e de governo assistirão nesta sexta-feira no estádio de Stratford à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, embora a lista completa não tenha sido revelada por motivos de segurança. A rainha Elizabeth II, de 86 anos, lidera a longa lista […]

Londres, 27 jul (EFE).- Cerca de uma centena de chefes de Estado e de governo assistirão nesta sexta-feira no estádio de Stratford à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, embora a lista completa não tenha sido revelada por motivos de segurança.

Publicidade

A rainha Elizabeth II, de 86 anos, lidera a longa lista de monarcas e governantes no Estádio Olímpico, e será a encarregada de declarar o início dos Jogos, o terceiro que acolhe a capital britânica em sua história, depois dos de 1908 e 1948.

A soberana britânica será acompanhada por seu marido, o duque de Edimburgo; por seu filho, o príncipe Charles; pela duquesa da Cornualha, Camila; por seus netos William e Harry; e também pela duquesa de Cambridge.

Publicidade

Entre as casas reais estrangeiras que participarão da esperada cerimônia, que começa às 17h (hora de Brasília), figuram a espanhola, com a presença da rainha Sofía, e a de Mônaco, representada pelo príncipe Albert, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Segundo fontes oficiais britânicas, também assistirão membros das famílias reais de Luxemburgo, Holanda, Suécia, Brunei e Suazilândia, que assim como os chefes de governo foram convidados previamente a uma recepção no Palácio de Buckingham.

Também marcarão presença a presidente Dilma Rousseff, representando o Brasil, país organizador dos próximos Jogos; além do líder panamenho, Ricardo Martinelli; do primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda; e da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Publicidade

De acordo com o Ministério da Cultura britânico, vão compartilhar as arquibancadas vários primeiros-ministros como o britânico David Cameron, o belga Elio di Rupo, o russo Dmitri Medvedev e o turco Recep Tayyip Erdogan.

Continua após a publicidade

O presidente francês, François Hollande, não poderá comparecer, mas em seu lugar estará o primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault.

Também estarão presentes, entre outros, os presidentes da Alemanha, Joachim Gauck; Itália, Giorgio Napolitano; Suíça, Evveline Widmer-Schlumpf; Finlândia, Sauli Ninisto; e Hungria, János Áder.

Em nome da República da Irlanda estará seu primeiro-ministro, Enda Kenny, e do Canadá virá seu governador geral, David Johnston.

Outros líderes confirmados são os presidentes da Bulgária, Rosen Plevneliev; Sérvia, Tomislav Nikolic; República Tcheca, Vaclav Klaus; e Eslovênia, Danilo Türk.

Entre os líderes africanos que presenciarão a cerimônia figuram os presidentes da Tunísia, Moncef Marzouki, e de Moçambique, Armando Guebuza, assim como Raila Odinga e Mwai Kibaki, presidente e primeiro-ministro do Quênia, respectivamente.

Por outro lado, entre as ausências destacam-se representantes de governos com atritos diplomáticos com o Reino Unido como os da Síria, Zimbábue e Belarus.

Além disso, o presidente de Israel, Shimon Peres, anunciou que não vai comparecer à inauguração dos Jogos para evitar viajar durante o Sabbat, dia sagrado da semana judia, apesar de não ser religioso. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade