Duas vezes campeão e maior artilheiro das Copas do Mundo, o ex-atacante Ronaldo é dos atletas mais importantes da história do torneio. Em entrevista divulgada nesta segunda-feira pelo site oficial da Fifa, o ex-jogador e atual integrante do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial de 2014 escolheu as seleções que considera favoritas para a competição. Para ele, o título deve ficar entre três equipes. “Existem muitas possibilidades. Espanha e Alemanha seguem sendo candidatas, mas o Brasil também demonstrou uma grande força e jogará em casa. Pela ordem, os favoritos são: Brasil, Alemanha e Espanha”, disse Ronaldo, que assim como na Copa das Confederações, deve atuar como comentarista durante o Mundial de 2014.
Para ele, aliás, a disputa e a conquista do torneio da Fifa em junho deste ano foi de extrema importância para aumentar a confiança e unir o grupo comandado por Luiz Felipe Scolari na preparação para a Copa de 2014. “A Copa das Confederações não tem o mesmo peso de um Mundial, mas a equipe deu uma grande mostra do potencial que tem. Com tempo para realizar treinamentos, o Brasil melhora muito o seu jogo.”
Além das preocupações com o andamento das obras para 2014, Ronaldo terá outro motivo para ficar atento à disputa do torneio. Miroslav Klose, atacante alemão, está a apenas um gol de sua histórica marca de 15 gols em Copas do Mundo e, caso seja convocado, poderá quebrar o recorde e se tornar o maior artilheiro do torneio. Para Ronaldo, tal possibilidade não o assusta. “Muita gente me fala deste tema. Acredito que no futebol os recordes existem para serem quebrados. Não me preocupo com a possibilidade de o Klose me ultrapassar. Algum dia alguém superará. Minha história foi feita com muitos gols e não é isto que irá apagá-la.”