Para Massa e Bruno, novo circuito será um grande desafio
Brasileiros se preparam para a estreia do circuito de Austin, nesta sexta-feira
“É uma pista bem interessante, que tem um pouco de tudo. Não será uma pista fácil de aprender. Então será fundamental ter um bom carro”, disse Felipe Massa
Sem chances de brigar pelo título, Felipe Massa desembarcou nos Estados Unidos com dois objetivos em mente: ajudar o companheiro Fernando Alonso na luta pelo troféu e somar pontos para garantir a Ferrari na segunda colocação do Mundial de Construtores da Fórmula 1. “Sempre tenho de ser cuidadoso para não criar problemas para a equipe. Por exemplo, se chegarmos à curva 1 e Fernando e eu estivermos lado a lado, claro que não faria nada para atrapalhá-lo. Não é porque ele está lutando pelo título, mas também porque estamos de olho no Campeonato de Construtores, o que é importante para nós”, avisou o brasileiro, em entrevista na quinta-feira, em Austin, sede do GP dos EUA. Nesta sexta, o circuito recebe os primeiros treinos livres.
Tabela da Fórmula 1: Confira a classificação completa do Mundial de 2012
Com estes objetivos, Massa quer brigar pelas primeiras posições no treino de sábado, sonhando com um pódio na primeira prova da F1 no novo Circuito das Américas. “Claro que espero estar no meio da briga lá na frente, tentando marcar o máximo de pontos que puder. Nesta sexta, haverá novos componentes no carro, mas terei de ver qual deles funcionará bem o suficiente para me ajudar no resto do fim de semana.” Em relação ao traçado de Austin, o brasileiro disse ter aprovado as variações do circuito. “É uma pista bem interessante, que tem um pouco de tudo: curvas malucas como a primeira, que é em subida, com tomada cega e, depois, você está descendo em direção a um trecho veloz. Não será uma pista fácil de aprender. Então será fundamental ter um bom carro, porque, em uma nova pista, o carro ajuda muito”, explicou.
Leia também:
Leia também: Rio quer roubar a F1 de SP. Antes, vai limpar campo minado
Outro brasileiro da Fórmula 1 acredita que o GP será um grande desafio. Assim como Massa, Bruno Senna lembra que o circuito é desconhecido dos pilotos. Por isso, ele fala em aproveitar bem os treinos para aprender todos os detalhes da pista. “Acho que vai ser interessante ver como a temperatura influenciará no comportamento do carro, bem como o vento. Será um desafio grande para todos aprender a correr nesta pista”, comentou. Para a corrida, Bruno acredita que uma boa estratégia será apostar em apenas uma parada nos boxes, já que a fornecedora de pneus Pirelli levou compostos duros ao Texas. “A Pirelli está sendo bem conservadora em sua escolha, o que provavelmente fará com que os pilotos adotem apenas uma parada. Descobriremos tudo isso nesta sexta, mas é o que parece.” O primeiro treino livre começa às 13 horas. A corrida está marcada para as 17 horas do domingo.
(Com Estadão Conteúdo e agência Gazeta Press)