Na repescagem, Uruguai já comemora cabeça de chave
Vitória sobre a Argentina por 3 a 2 garante pontos para celeste estar entre oito primeiros no ranking da Fifa. Última rodada das Eliminatórias teve ainda triunfo do Chile sobre o Equador, e ambos carimbaram o passaporte para a Copa
Contra a Argentina, líder das Eliminatórias Sul-Americanas com 32 pontos e já garantida na Copa 2014, a missão do Uruguai era muito difícil, mesmo jogando no Estádio Centenário, em Montevidéu. A equipe precisava vencer, se possível, de goleada. A vitória simples, por 3 a 2, acabou ficando de bom tamanho: garantiu a equipe na repescagem, assim como aconteceu na classificação ao Mundial de 2010. Desta vez, o adversário será a Jordânia, em jogos marcados para 15 e 19 de novembro.
Leia também:
Espanha e Inglaterra vencem e também estão na Copa
Rússia e Bósnia se classificam para o Mundial
Mais do que a fragilidade do concorrente à vaga na Copa, os uruguaios comemoraram muito o fato da vitória sobre a Argentina permitir à seleção celeste obter os pontos necessários para seguir entre os oito primeiros do ranking da Fifa, o que garante a equipe entre os cabeças de chave do Mundial no Brasil conforme o critério da entidade máxima do futebol para definir quem estará no cobiçado pote 1 do sorteio das chaves – atualmente, o Uruguai ocupa o sétimo lugar no ranking da Fifa.
O jogo em Montevidéu teve muita emoção e gols – foram quatro apenas no primeiro tempo. Os donos da casa abriram o placar logo aos 7 minutos, com Cristian Rodríguez, mas os argentinos empataram aos 15 com Maxi Rodríguez. Aos 35, de pênalti, o centroavante Luis Suárez fez o segundo, mas novamente Maxi Rodríguez igualou aos 42.
Na segunda etapa, disposto a tudo, o Uruguai foi para o ataque, conseguiu fazer o terceiro gol logo aos 5 minutos com o centroavante Edinson Cavani, mas não conseguiu mais romper a defesa argentina.
Chile e Equador – Emoção também não faltou nas demais partidas da 18ª e última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Chile e Equador se juntaram às previamente classificadas Argentina e Colômbia. Em Santiago, os chilenos avançaram com a vitória por 2 a 1 sobre os equatorianos. Com 28 pontos, o Chile passou na terceira colocação das Eliminatórias. A vitória desta terça veio com dois gols ainda no primeiro tempo – Alexis Sánchez, aos 35, e Gary Medel, aos 38 minutos. Na segunda etapa, aos 21, Caicedo diminuiu para o Equador, que comemorou a classificação com 25 pontos e saldo de gols melhor que o Uruguai.
Ainda nesta terça, a Colômbia fechou a sua vitoriosa campanha com o triunfo de virada sobre o Paraguai por 2 a 1, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Com dois gols do veterano zagueiro Mario Yepes – Rojas havia aberto o placar -, os colombianos terminaram as Eliminatórias na segunda colocação, com 30 pontos. Os paraguaios, de fora de uma Copa pela primeira vez desde 1994, ficaram com 12 pontos.
Com as vagas de Chile e Equador, o Mundial já tem 20 países classificados. Os outros são: Brasil, Argentina, Colômbia, Austrália, Japão, Irã, Coreia do Sul, Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e Costa Rica.
(Com Estadão Conteúdo)