Publicidade
Publicidade

Japão perde a liderança olímpica no judô

O Japão, país fundador do judô, não terminará os Jogos de Londres-2012 na primeira posição do quadro de medalhas olímpico deste esporte pela primeira vez desde Seul-1998, depois que seu representante na categoria de mais de 100 kg masculino foi eliminado nesta sexta-feira no último dia de competições da modalidade. A criticada equipe japonesa ainda […]

O Japão, país fundador do judô, não terminará os Jogos de Londres-2012 na primeira posição do quadro de medalhas olímpico deste esporte pela primeira vez desde Seul-1998, depois que seu representante na categoria de mais de 100 kg masculino foi eliminado nesta sexta-feira no último dia de competições da modalidade.

Publicidade

A criticada equipe japonesa ainda tinha a oportunidade de superar a líder provisória Rússia se conquistasse dois ouros nesta sexta-feira nas divisões de mais de 100 kg masculino e de mais de 78 kg feminino.

O desafio era grande especialmente para Daiki Kamikawa (+100 kg), que somou um novo fracasso japonês ao perder nas oitavas para o bielorrusso Ihar Makarau, mas que também tinha no horizonte o francês Teddy Riner, pentacampeão mundial.

Publicidade

“Eu não senti nenhuma pressão (por ser obrigado a vencer), mas sabia. Então pensei que tinha que levar o ouro. Sinto não ter conseguido conquistá-lo”, disse aos jornalistas.

Já a japonesa Mika Sugimoto se classificou para as semifinais em +78 kg.

Apenas uma representante do país fundador conquistou um ouro, Kaori Matsumoto, na categoria até 57 kg.

No último dia da modalidade, os números totais (1 ouro, 1 prata e 3 bronzes) estão muito distantes dos que o Japão costuma ostentar nessa fase dos Jogos e o situam o país no quarto lugar do quadro de medalhas de Londres-2012, atrás de Rússia (3-0-1), Coreia do Sul (2-0-1) e França (1-1-4).

Continua após a publicidade

Publicidade