Publicidade
Publicidade

Jamaica vence revezamento e Bolt se torna o maior medalhista da história dos mundiais

Com a vitória, o jamaicano acumula 10 medalhas em mundiais de atletismo: oito de ouro e duas de prata

O jamaicano Usain Bolt conquistou neste domingo a terceira medalha de ouro no Mundial de Atletismo de Moscou, com a vitória da equipe de seu país no revezamento 4×100 metros, e se tornou o atleta com melhores resultados na história dos mundiais da categoria.

Publicidade

Com a vitória, Bolt acumula 10 medalhas em mundiais de atletismo: oito de ouro e duas de prata. Tal resultado o coloca à frente de seu desafeto Carl Lewis, que tem o mesmo número de medalhas, porém, no lugar de uma das pratas, ele ostenta um bronze. Lewis foi velocista e saltador em distância que se destacou no esporte do Mundial de Helsinque, em 1983, aos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Leia também:

Depois de Isinbayeva defender lei antigay, atletas russas se beijam no pódio

A Jamaica venceu a prova de Moscou com o tempo de 37 segundos e 36 centésimos, melhor marca da temporada. A equipe dos Estados Unidos (37.66) ficou com a medalha de prata e a Grã-Bretanha (37.80) levou o bronze.

Publicidade
Continua após a publicidade

Bolt precisava de três ouros no Mundial de Moscou para superar Lewis. Ganhou o primeiro nos 100 metros, no domingo passado, e o segundo nos 200, no sábado. Neste domingo, dia de encerramento da competição, conquistou o terceiro capitaneando a equipe da Jamaica em uma apertada final na qual não aliviou o ritmo nos últimos metros.

Os Estados Unidos, com Charles Silmon, Michael Rodgers, Rakieem Salaam e Justin Gatlin, tinham a dianteira até a terceira passagem de bastão. Mas, quando Nickel Ashmeade deu vez a Bolt na quarta e última troca, as duas grandes potências estavam praticamente empatadas.

Os americanos se atrapalharam na hora de Gatlin receber o bastão e, a partir daí, o jamaicano fez sua parte até cruzar a meta dois metros à frente do rival.

Publicidade

https://youtube.com/watch?v=dIU-eR5F_v4%3Frel%3D0

(Com Agência France-Presse e EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade