Publicidade
Publicidade

Fogo atinge sede do Flamengo, na Gávea, zona sul do Rio

Incêndio teria começado em colchões atingidos por fagulhas de solda. Não houve feridos

Um incêndio atingiu o ginásio do Flamengo, na Gávea, zona sul do Rio, na manhã desta quinta-feira. O fogo destruiu parte do teto do ginásio Claudio Coutinho, onde treina a equipe de ginástica olímpica. No momento em que começou o incêndio, dezenas de crianças da escolinha estavam no local e foram retiradas por funcionários do clube.

Publicidade

Segundo o tenente Azeredo, do Corpo de Bombeiros, fagulhas teriam saído da arquibancada da piscina, que fica ao lado do ginásio e estava sendo soldada por alguns funcionários. Elas podem ter atingido os colchões usados para amortecer os saltos dos ginastas, dando início ao incêndio.

Patrícia Amorim, presidente do clube, alega porém que os maçaricos estavam desligados. “O incêndio começou por 8h30, no lado direto dos fundos do ginásio. Mas o foco maior se alastrou na esquerda, onde fica o fosso. Lá, tem muito material inflamável, mas a nossa caixa de energia ficou intacta”, informa ela, que calcula também os prejuízos: “Neste ano, investimos 400.000 reais na reforma desse ginásio, dos quais 300.000 foram gastos só em equipamentos doados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Perdemos um terço do ginásio e metade dos equipamentos. Isso compromete o treino de 400 pessoas, entre atletas e alunos da escolinha”.

Publicidade

Trinta e cinco homens do Quartel de Copacabana e da Gávea levaram 15 minutos para apagar o fogo. Uma densa fumaça tomou conta das ruas próximas ao clube. “Aparentemente, não houve dano à estrutura de paredes, mas a base metálica do teto foi danificada. Apesar disso, não há risco de desabamento. O ginásio ficará interditado e a perícia da Polícia Civil vai fazer uma avaliação”, afirmou o capitão José Constantino, comandante do Quartel de Bombeiros da Gávea.

O ex-deputado federal Fernando Gabeira chegou ao clube logo após o início do incêndio. “O ginásio continua de pé, mas, lá dentro, tudo virou cinzas. Parece que isso vai ter repercussão no processo eleitoral do clube. No ginásio atingido aconteceria a votação na semana que vem. Algumas pessoas constataram que não havia extintores de incêndio próximo ao local do fogo. Essa questão vai ter que ser examinada”, afirmou.

Devido ao incêndio, o coquetel de lançamento do projeto do bar temático, intitulado Bar da Nação, do Museu Flamengo, que estava programado para as 10h, atrasou cerca de duas horas. No evento, para apresentar detalhes do projeto e as futuras instalações para imprensa, foi lançada a pedra fundamental da construção. O espaço será construído no terceiro andar da sede social rubro-negra, logo acima do segundo andar do museu, e terá vista para o Cristo Redentor e para a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Publicidade
Continua após a publicidade

Publicidade