Ferrari, Mercedes, Audi, Viper, Porsche, BMW… um show de esportivos no Salão de SP
Esporte
Ferrari, Mercedes, Audi, Viper, Porsche, BMW… um show de esportivos no Salão de SP
Quer dar uma volta no R8 GT Spyder de 1,2 milhão de reais? Sem problema algum: é só agendar o test-drive – desde que o craque Neymar não esteja por perto Há dois anos, o público do Salão do Automóvel de São Paulo se acotovelava para conseguir o melhor ângulo do raro Pagani Zonda R […]
Publicado por: Marcelo Goto em 26/10/2012 às 06:24 - Atualizado em 08/10/2021 às 03:00
Gráfico Salão do Automóvel
1/30 O superesportivo Mercedes SLS AMG GT3, edição especial que comemora os 45 anos da AMG: vencedor de várias provas do automobilismo alemão – categoria DTM – e também do Mundial da FIA. Serão só cinco unidade no planeta, equipadas com motor V8 AMG 6.3 litros. Uma unidade já foi vendida no Brasil (Divulgação/VEJA)
2/30 O superesportivo Mercedes SLS AMG GT3, edição especial que comemora os 45 anos da AMG: vencedor de várias provas do automobilismo alemão – categoria DTM – e também do Mundial da FIA. Serão só cinco unidade no planeta, equipadas com motor V8 AMG 6.3 litros. Uma unidade já foi vendida no Brasil (Heitor Feitosa/VEJA)
3/30 O superesportivo Mercedes SLS AMG GT3, edição especial que comemora os 45 anos da AMG: vencedor de várias provas do automobilismo alemão – categoria DTM – e também do Mundial da FIA. Serão só cinco unidade no planeta, equipadas com motor V8 AMG 6.3 litros. Uma unidade já foi vendida no Brasil (Divulgação/VEJA)
4/30 O superesportivo Mercedes SLS AMG GT3, edição especial que comemora os 45 anos da AMG (Heitor Feitosa/VEJA)
5/30 Aston Martin DBS – Estrela dos últimos filmes de James Bond, o superesportivo top de linha da marca britânica é vendido no país por R$ 1,6 milhão. Debaixo do capô há um potente V12 6.0 capaz de entregar 510 cv de potência (Heitor Feitosa/VEJA)
6/30 Ferrari 458 Spider: conversível com motor V8 4.5 l, com 570 cavalos de potência, custa na casa de 2 milhões de reais (Heitor Feitosa/VEJA)
7/30 Ferrari 458 Spider: conversível com motor V8 4.5 l, com 570 cavalos de potência, custa na casa de 2 milhões de reais (Heitor Feitosa/VEJA)
8/30 Maserati GranCabrio Sport motor V8, com 570 cavalos, pode chegar aos 285 km/h, e vai de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Tem transmissão de seis marchas, com o modo MC Auto Shift. Custa pouco mais de 1 milhão de reais (Heitor Feitosa/VEJA)
9/30 Audi R8 GT Spyder – Outro modelo exclusivo da marca alemã. Também limitado em 333 unidades, o esportivo traz um motor V10 5.2 de 510 cv e capaz de acelera o conversível até 317 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
10/30 Audi R8 GT Spyder – Outro modelo exclusivo da marca alemã. Também limitado em 333 unidades, o esportivo traz um motor V10 5.2 de 510 cv e capaz de acelera o conversível até 317 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
11/30 Lexus LFA – Ele vem equipado um V10 de 560 cv e que está associado a um câmbio automático de seis marchas. Este conjunto ajuda o superesportivo a alcançar 325 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Ao todo, segundo a Lexus, serão produzidos apenas 500 unidades do supercarro até o ano que vem (Heitor Feitosa/VEJA)
12/30 Lexus LFA – Ele vem equipado um V10 de 560 cv e que está associado a um câmbio automático de seis marchas. Este conjunto ajuda o superesportivo a alcançar 325 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Ao todo, segundo a Lexus, serão produzidos apenas 500 unidades do supercarro até o ano que vem (Heitor Feitosa/VEJA)
13/30 Ford Mustang Boss 302 Laguna Seca – Trata-se de uma versão especial do Mustang 2013 e que conta com um motor V8 5.0 com 450 cv e uma transmissão manual de seis marchas. Segundo a Ford, o 302 Laguna Seca vem ainda com freios Brembo com quatro pistões, discos ventilados e ABS, suspensão rebaixada, amortecedores ajustáveis e rodas de liga leve de 19 polegadas (Heitor Feitosa/VEJA)
14/30 Ford Mustang Boss 302 Laguna Seca – Trata-se de uma versão especial do Mustang 2013 e que conta com um motor V8 5.0 com 450 cv e uma transmissão manual de seis marchas. Segundo a Ford, o 302 Laguna Seca vem ainda com freios Brembo com quatro pistões, discos ventilados e ABS, suspensão rebaixada, amortecedores ajustáveis e rodas de liga leve de 19 polegadas (Heitor Feitosa/VEJA)
15/30 McLaren MP4-12C – O superesportivo britânico chega ao Brasil via importação independente e pode custar mais de 2 milhões de reais. Ele é empurrado por um V8 3.8 biturbo com 600 cv associado a um câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas (Heitor Feitosa/VEJA)
16/30 Camaro SS: motor V8 de 6.2 litros, 406 cavalos de potência. Faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
17/30 Camaro SS: motor V8 de 6.2 litros, 406 cavalos de potência. Faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
18/30 Dodge Charger SRT equipado com um V8 6.4 com 478 cv associado a uma transmissão manual de seis marchas e tração traseira. (Divulgação/VEJA)
19/30 Porsche 911 Carrera 4S – Equipado com um motor 3.8 de 400 cv acoplado a um câmbio PDK ou manual de sete marchas, o cupê cumpre o 0 a 100 km/h em 4s5 e atinge velocidade máxima de 299 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
20/30 Porsche 911 Carrera 4S – Equipado com um motor 3.8 de 400 cv acoplado a um câmbio PDK ou manual de sete marchas, o cupê cumpre o 0 a 100 km/h em 4s5 e atinge velocidade máxima de 299 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
21/30 Jaguar F-Type – Primeiro esportivo de dois lugares produzido pela Jaguar desde o lendário E-Type, o conversível vem com tração traseira e três opções de motores: dois V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Sua chegada ao país acontece no início de 2013 (Heitor Feitosa/VEJA)
22/30 Jaguar F-Type – Primeiro esportivo de dois lugares produzido pela Jaguar desde o lendário E-Type, o conversível vem com tração traseira e três opções de motores: dois V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Sua chegada ao país acontece no início de 2013 (Heitor Feitosa/VEJA)
23/30 Toyota GT86: O novo esportivo desenvolvido em parceria com a Subaru foi um dos destaques do estande da Toyota, mas a montadora descarta a importação. Pelo menos, por enquanto (Heitor Feitosa/VEJA)
24/30 Toyota GT86: O novo esportivo desenvolvido em parceria com a Subaru foi um dos destaques do estande da Toyota, mas a montadora descarta a importação. Pelo menos, por enquanto (Heitor Feitosa/VEJA)
25/30 SRT Viper – A nova geração do Viper, que conta com um V10 8.4 de 649 cv, começa a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem por cerca de 98.000 dólares. Apesar da presença no Salão de SP, ele não deve chegar aqui tão cedo (DIvulgação/VEJA)
26/30 SRT Viper – A nova geração do Viper, que conta com um V10 8.4 de 649 cv, começa a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem por cerca de 98.000 dólares. Apesar da presença no Salão de SP, ele não deve chegar aqui tão cedo (DIvulgação/VEJA)
27/30 BMW Z4 sDrive 20i Roadster – Disponível na versão Design Pure Impulse, na cor amarela, o conversível é vendido por 270.000 reais. Vem com motor 2.0 twinturbo de 135 cv e câmbio automático de seis marchas. Faz o 0 a 100 km/h em 7,2 s e atinge 232 km/h de máxima (Heitor Feitosa/VEJA)
28/30 BMW Z4 sDrive 20i Roadster – Disponível na versão Design Pure Impulse, na cor amarela, o conversível é vendido por 270.000 reais. Vem com motor 2.0 twinturbo de 135 cv e câmbio automático de seis marchas. Faz o 0 a 100 km/h em 7,2 s e atinge 232 km/h de máxima (Heitor Feitosa/VEJA)
29/30 Red Bull RB8 – Monoposto de Fórmula 1 da equipe Red Bull Racing Renault, atual bicampeão mundial da categoria (Heitor Feitosa/VEJA)
30/30 Ferrari F2012 – Carro show da Scuderia Ferrari exposta no estande da Shell, parceira da equipe no Mundial de F1. Vem com motor V8 32V 2.398 cm³ associado a um câmbio de sete marchas. Tem freios a disco ventilados de fibra de carbono, suspensão independente nas quatro rodas e pesa 640 quilos (Heitor Feitosa/VEJA)
Quer dar uma volta no R8 GT Spyder de 1,2 milhão de reais? Sem problema algum: é só agendar o test-drive – desde que o craque Neymar não esteja por perto
Há dois anos, o público do Salão do Automóvel de São Paulo se acotovelava para conseguir o melhor ângulo do raro Pagani Zonda R – custava na época 10 milhões de reais – com suas câmeras fotográficas e celulares. O Zonda dividia as atenções com Bugatti, Koenigsegg e Spyker. Hoje, porém, quem estiver disposto a pagar ao menos 55 reais para enfrentar um mar de gente e o calor quase insuportável do Anhembi nesta época do ano terá muito mais opções de supermáquinas nos estandes. A começar pelo exclusivíssimo Mercedes-Benz SLS GT3 45th Anniversary, que celebra os 45 anos da AMG, a divisão esportiva da montadora. O exemplar que está no estande no salão é um dos cinco que serão produzidos e já foi comprado por um cliente brasileiro, cuja identidade é mantida sob sigilo contratual. Com carroceria pintada na cor cinza chumbo, o SLS GT3 45th vem com um motor V8 6.2 com 751 cv e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
Outro supercarro de encher os olhos é o novo SRT Viper GTS, a nova geração do modelo vendido anteriormente com o emblema da Dodge. Sob o capô um V10 8.4 com 648 cv e câmbio manual de seis marchas. Ao lado dele no estande está um sedã Charger SRT, equipado com um V8 6.4 com 478 cv associado a uma transmissão manual de seis marchas e tração traseira.
Continua após a publicidade
O estande da Audi está recheado de belas mulheres e esportivos da linha S, novidade para este salão. Mas em um lugar privilegiado do espaço, o visitante pode apreciar um dos 333 R8 GT Spyder que serão produzidos. Quer dar uma volta no carro de 1,2 milhão de reais? Sem problema algum: é só agendar o test-drive no R8 GT – desde que o craque Neymar não esteja por perto (ele pediu o modelo emprestado para ir para Santos).
Ferrari e Maserati não montaram estandes próprios mas a Fiat levou um modelos de cada – Ferrari 458 Spider e GranCabrio Sport. A Jaguar trouxe o novíssimo F-Type – roadster de dois lugares que homenageia o E-Type, lendário esportivo da década de 1960 -, apresentado no Salão de Paris, dias atrás.
Ainda entre as fabricantes britânicas, outro destaque é o supercupê DBS, estrela dos últimos filmes do agente secreto James Bond mas que ficou de fora do novo longa Operação Skyfall, que estreia nos cinemas nesta sexta-feira. Aqui, o top de linha da Aston Martin é vendido por 1,6 milhão de reais. A Lexus, por sua vez, exibe o LFA, supercupê montado artesanalmente na fábrica da Toyota de Motomachi, no Japão, de onde saem apenas vinte unidades do modelo por mês. A única unidade disponível do LFA no Brasil, na cor branca, ainda procura um dono.