1/24 Yes, nós temos o Onix – Concebido por designers brasileiros, o compacto da Chevrolet promete esquentar a disputa entre os pequenos no Brasil e deve ganhar outros mercados em breve (Divulgação/VEJA)
2/24 Yes, nós temos Taigun – Palco da apresentação mundial do jipinho-conceito Taigun, da Volkswagen, o Salão de São Paulo ganhou relevância no cenário automotivo internacional (Divulgação/VEJA)
3/24 Na cara da víbora – A nova geração do Viper, que conta com um V10 8.4 de 649 cv, começa a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem por cerca de 98.000 dólares. Apesar da presença no Salão de SP, ele não deve chegar aqui tão cedo (Divulgação/VEJA)
4/24 Avis rara – Apresentado publicamente pela primeira vez, o SLS GT3 45th Anniversary terá apenas cinco exemplares fabricados. Este asa de gaivota foi comprado por um brasileiro que tem seu nome mantido em sigilo contratual (Divulgação/VEJA)
5/24 De carona no HB20 – A Hyundai aproveita o sucesso de seu primeiro carro compacto no Brasil e lança em janeiro uma versão aventureira do carrinho (Heitor Feitosa/VEJA)
6/24 Lipo no Land Rover – Apresentado pela primeira vez dias atrás no Salão de Paris, o novo Range Rover pegou um vôo e desembarcou no Salão de São Paulo. Rejuvenescido e mais magro, o jipão perdeu mais de 400 kg de peso (Divulgação/VEJA)
7/24 Agora vai – A fábrica da JAC Motors em Camaçari (BA) chegou a ser posta em dúvida por conta da elevação do IPI para importados, mas vai sair do papel graças do novo regime automotivo (Divulgação/VEJA)
8/24 Made in China-Jacareí – Anunciado com pompa pela chinesa Chery, o compacto Celer é o primeiro automóvel da marca fabricado no país (Divulgação/VEJA)
9/24 Tropa de elite – Acima alguns altos executivos do grupo Volkswagen durante o inédito VW Group Media Night, evento que mostra as novidades das marcas do conglomerado e que foi realizado pela primeira vez no Brasil (Divulgação/VEJA)
10/24 Tapa no visual global – A Ford foi outra marca que promoveu a estreia mundial de um modelo, o novo Fiesta Sedan, reestilização leve do sedã que é vendido no país desde 2011 (Divulgação/VEJA)
11/24 Felizes na foto – Presidenta Dilma Rousseff recebe miniatura de carro de Ian Robertson vice-presidente da BMW, observada pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. A marca alemã anunciou a construção de fábrica no estado (Roberto Stuckert Filho/PR/VEJA)
12/24 Bate-e-volta – Dan Akerson, presidente mundial da General Motors, foi outro alto executivo que prestigiou os colegas brasileiros. Ele esteve na apresentação do Onix, mas voltou para os EUA horas depois (Steve Fecht for General Motors/VEJA)
13/24 Extreme makover – Renovado visualmente, o sedã Fusion, da Ford, ganhou linhas que o deixaram parecido com os esportivos luxuosos da britânica Aston Martin. Ele chega às ruas brasileiras simultaneamente aos EUA (Stan Honda/AFP/VEJA)
14/24 Ecos do Eco – Lançado em agosto no Brasil, o novo EcoSport segue em alta no Salão de São Paulo, dias após ter sido mostrado em Paris como um produto global da Ford (Ivan Pacheco/VEJA)
15/24 Com a bola cheia – Martin Winterkorn, presidente do Grupo Volkswagen, ao lado de Neymar e do presidente da VW do Brasil, Thomas Schmall (Divulgação/VEJA)
16/24 Vento nos cabelos – Sem atrações de peso no Salão, a Fiat apostou no lançamento do 500C, a versão conversível do pequeno Cinquecento (Divulgação/VEJA)
17/24 Raptado por Neymar – Alvo de um sequestro relâmpago do craque santista, o Audi R8 GT Spyder traz um motor V10 5.2 de 510 cv e capaz de acelera o conversível até 317 km/h. Apenas 333 unidades serão fabricadas (Heitor Feitosa/VEJA)
18/24 Meu nome é Fusca – A nova geração do Volkswagen New Beetle se chamará Fusca por aqui e parte de 76.600 reais com câmbio manual (Divulgação/VEJA)
19/24 Suzuki Jimny – Agora fabricado no Brasil, o jipinho começa a ser vendido por aqui a partir do primeiro trimestre de 2013 e pelos mesmos 55.000 reais do modelo importado (Divulgação/VEJA)
20/24 Te cuida CLS, Panamera, CC, Rapide, etc. – O principal lançamento da BMW é o Série 6 GranCoupé, o principal rival do cupê de quatro portas da Mercedes-Benz. Pode vir com um V8 biturbo de 445 cv sob o longo capô (Divulgação/VEJA)
21/24 Acura da ansiedade – Vai demorar mais três anos, mas a Honda garante que vai trazer sua marca de esportivos de luxo ao Brasil, incluindo o novo NSX (Heitor Feitosa/VEJA)
22/24 Status híbrido – Preferido de 9 entre 10 celebridades americanas, o Toyota Prius chega ao país em janeiro – por 120.000 reais – com a promessa de ser mais um carro de imagem do que uma opção ecologicamente correta (Heitor Feitosa/VEJA)
23/24 Brinquedo elétrico – O elétrico Renault Twizy chamou a atenção do público pelo visual que parece coisa de criança (Divulgação/VEJA)
24/24 De olho no Brasil – Jim Farley, vice-presidente da Ford, esteve no Salão de SP e chegou a dizer que o Brasil é o centro do Universo quando o assunto é automóvel compacto (Sam VarnHagen/Ford Motor Co./VEJA)
O Salão do Automóvel de São Paulo. que termina no fim de semana, é uma das melhores edições desde que começou, em 1960. Apesar da ausência de algumas marcas de luxo, como Ferrari, Rolls-Royce ou Lamborghini, o anúncio do novo regime automotivo, dias antes da abertura do evento, contribuiu muito para este balanço. Um dos resultados mais expressivos do Inovar-Auto, nome dado ao programa pelo governo federal, é o número de marcas que confirmaram a construção de fábricas no país ou que estudam o assunto. Por conta do novo decreto, quem quiser vender automóveis no Brasil terá de fabricar aqui ou se submeter ao limite de importação de 4.800 carros por ano.
A BMW correu e confirmou no próprio Pavilhão do Anhembi que vai erguer sua nova unidade fabril em Araquari, Santa Catarina, a 25 quilômetros de Joinville, no litoral do estado, com investimento inicial de 550 milhões de reais. A Mercedes-Benz ainda não bateu o martelo, mas voltou a afirmar que avalia com carinho a possibilidade de construir um “puxadinho” na fábrica da Renault-Nissan, sua parceira, em Resende, no Rio de Janeiro, onde tem a intenção de produzir um compacto. Audi, Land Rover e Volvo também demonstraram interesse em produzir aqui, mas sem acenar com nada de concreto.
Os grupos Districar e CN Auto, que representam marcas chinesas no país, por sua vez, anunciaram a intenção de formar uma joint-venture e levantar uma fábrica no Espírito Santo. A Great Wall, outra chinesa estreante no mercado nacional, deve habilitar-se ao Inovar-Auto até o fim deste ano e apresentar uma proposta de planta local. A também chinesa JAC – que lançou o J2 – chegou perto de desistir da ideia, mas deve iniciar as obras de seu complexo industrial em Camaçari, na Bahia, em novembro.
Este salão também anotou uma presença recorde de chefões, como Dan Akerson, presidente do grupo General Motors, Jim Farley, vice-presidente da Ford, e Takanobu Ito, CEO da Honda. Mas o destaque mesmo foi para a Volkswagen. Além de trazer sua tropa de elite, incluindo o CEO, Martin Winterkorn, e os vice-presidentes, Luca De Meo e Ulrich Hackenberg, a marca realizou pela primeira vez no país uma edição do Media Group Night, em que mostra as principais atrações das marcas do grupo – VW, Audi, Bentley, Lamborghini e Porsche – antes privilégio apenas dos Salões de Frankfurt (Alemanha), Paris e Genebra (Suíça), e, de quebra, apresentou o Taigun, um conceito de utilitário esportivo compacto inédito. O New Fiesta Sedan, da Ford, e o Chevrolet Onix também debutaram mundialmente neste salão. A Mercedes não trouxe do Classe A, mas mostrou uma peça digna de colecionador endinheirado: uma das cinco unidades do SLS GT3 45th Anniversary produzidas e que já foi comprada por um brasileiro – na Europa não deverá custar menos de 600.000 euros. Outro alvo dos flashes no salão é o SRT Viper, que chega às lojas dos Estados Unidos no mês que vem.
A mostra de São Paulo – que contou com mais de 40 marcas e 500 modelos em exibição – também exibe algumas atrações que estiveram no Salão de Paris, dias atrás. São eles, os novíssimos Jaguar F-Type e Land Rover Range Rover Vogue, e a gama Porsche formada pelo 911 Carrera 4S, Boxster e a versão GTS do Panamera e Cayenne. Fora a presença de seu presidente mundial, a Honda não tinha nenhuma novidade de peso, mas prometeu vender sua submarca de luxo Acura no Brasil a partir de 2015. A japonesa Suzuki e a chinesa Chery mostraram as versões nacionais do jipinho Jimny e do sedã Celer, respectivamente.