Chevrolet Agile e Renault Clio vão mal em crash test
Compactos sem airbags e freios ABS zeram em avaliação de proteção para adultos
O Chevrolet Agile e o Renault Clio obtiveram o pior desempenho em testes de segurança realizados pela Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina. Dados divulgados pela instituição, nesta quarta-feira, revelam que os dois modelos compactos – ambos fabricados na Argentina e vendidos no Brasil – não conseguiram pontuar no teste que avalia a segurança para ocupantes adultos. A nota deste quesito é dada de acordo com resultados obtidos em simulações de colisões (crash tests) frontais a uma velocidade de 64 km/h.
Leia também:
HB20 decepciona em crash test. EcoSport vai bem
New Fiesta e Honda City, os melhores em crash tests
Para classificar os níveis de proteção dos automóveis, a Latin NCAP adota uma escala com estrelas, sendo uma estrela a nota mínima e cinco, a máxima. Tanto o Agile quanto o Clio não obtiveram nenhuma estrela na avaliação da segurança para adultos. No teste que analisa a segurança infantil, com o uso de cadeirinhas, o Agile conquistou duas estrelas e o Clio, apenas uma. De acordo com a Latin NCAP, os carros testados não traziam airbags frontais ou freios com sistema antitravamento (ABS) das rodas.
Leia também:
Segurança nos carros: o Brasil ainda está na rabeira
Por que os carros são tão caros no Brasil?
Além do Agile e do Clio, a Latin NCAP avaliou outros quatro modelos: o sedã Tsuru, da Nissan; os hatches Celerio e Alto K10, ambos da Suzuki; e o novo Seat León. Nenhum deles é vendido no mercado brasileiro. O Tsuru obteve a pior avaliação, zerando nos dois testes. O Celerio e o Alto receberam, respectivamente, quatro estrelas e nenhuma na proteção para adultos, e duas e três estrelas no quesito segurança infantil. Já o León, que vem com seis airbags, foi disparado o melhor da rodada. Ele atingiu a nota máxima no quesito proteção para adultos, ficando com quatro estrelas na segurança para crianças. Esta foi a quarta fase de testes do Latin NCAP desde que a instituição começou a avaliar automóveis novos vendidos na América Latina, em 2010.
Chevrolet Agile
crash test
Renault Clio
crash test
Nissan Tsuru
crash test
Suzuki Celerio
crash test
Suzuki Alto
crash test
Seat Leon
crash test