Publicidade
Publicidade

Chevrolet Agile e Renault Clio vão mal em crash test

Compactos sem airbags e freios ABS zeram em avaliação de proteção para adultos


Chevrolet Agile, durante crash test: péssimo resultado
Chevrolet Agile, durante crash test: péssimo resultado VEJA

O Chevrolet Agile e o Renault Clio obtiveram o pior desempenho em testes de segurança realizados pela Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina. Dados divulgados pela instituição, nesta quarta-feira, revelam que os dois modelos compactos – ambos fabricados na Argentina e vendidos no Brasil – não conseguiram pontuar no teste que avalia a segurança para ocupantes adultos. A nota deste quesito é dada de acordo com resultados obtidos em simulações de colisões (crash tests) frontais a uma velocidade de 64 km/h.

Publicidade

Leia também:

HB20 decepciona em crash test. EcoSport vai bem

New Fiesta e Honda City, os melhores em crash tests

Para classificar os níveis de proteção dos automóveis, a Latin NCAP adota uma escala com estrelas, sendo uma estrela a nota mínima e cinco, a máxima. Tanto o Agile quanto o Clio não obtiveram nenhuma estrela na avaliação da segurança para adultos. No teste que analisa a segurança infantil, com o uso de cadeirinhas, o Agile conquistou duas estrelas e o Clio, apenas uma. De acordo com a Latin NCAP, os carros testados não traziam airbags frontais ou freios com sistema antitravamento (ABS) das rodas.

Leia também:

Segurança nos carros: o Brasil ainda está na rabeira

Por que os carros são tão caros no Brasil?

Além do Agile e do Clio, a Latin NCAP avaliou outros quatro modelos: o sedã Tsuru, da Nissan; os hatches Celerio e Alto K10, ambos da Suzuki; e o novo Seat León. Nenhum deles é vendido no mercado brasileiro. O Tsuru obteve a pior avaliação, zerando nos dois testes. O Celerio e o Alto receberam, respectivamente, quatro estrelas e nenhuma na proteção para adultos, e duas e três estrelas no quesito segurança infantil. Já o León, que vem com seis airbags, foi disparado o melhor da rodada. Ele atingiu a nota máxima no quesito proteção para adultos, ficando com quatro estrelas na segurança para crianças. Esta foi a quarta fase de testes do Latin NCAP desde que a instituição começou a avaliar automóveis novos vendidos na América Latina, em 2010.

Publicidade

Chevrolet Agile

crash test

Continua após a publicidade

Renault Clio

crash test

Nissan Tsuru

crash test

Suzuki Celerio

crash test

Suzuki Alto

crash test

Seat Leon

crash test

Continua após a publicidade

Publicidade