Sul-Americana: Corinthians supera o Estudiantes e decide vaga na Argentina
Com gol solitário do zagueiro Gil, no primeiro tempo, Timão abre pequena vantagem e mantém vivo o sonho de título na atual temporada
O Corinthians deu um importante passo para manter vivo o sonho de conquista de um título na atual temporada. Nesta terça-feira, 22, o Timão superou o Estudiantes-ARG por 1 a 0, na Neo Química Arena, e abriu vantagem para o decisivo confronto pelas quartas de final da Sul-Americana. O gol da partida foi marcado pelo zagueiro Gil, ainda no primeiro tempo.
⚽🎥 É gol de Gil para o @Corinthians vencer e sair na frente do @EdelpOficial nas Quartas de Final: 1-0!#Sudamericana #GrandeConquista pic.twitter.com/K3LTXcZFjS
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) August 23, 2023
O jogo que definirá uma vaga entre os quatro melhores da competição acontece na próxima terça, 29, às 21h (de Brasília), no estádio Jorge Luis Hirschi. A equipe paulista poderá até empatar para seguir adiante.
Apesar da vitória corintiana, foram os argentinos que criaram as primeiras chances de perigo. Aos oito, Boselli deixou Rollheiser cara a cara com Cássio. A boa saída do goleiro evitou a finalização do camisa 10. Três minutos depois, Mancuso quase surpreendeu em tentativa de cruzamento.
A resposta da equipe de Vanderlei Luxemburgo chegou aos 16 minutos. Após cobrança de escanteio perfeita de Matías Rojas, a bola atravessou toda a área argentina e encontrou Gil. O zagueiro bateu de primeira e estufou as redes, sem chances de defesa para Andújar.
⏱️ 70' @Corinthians 1-0 @EdelpOficial#Sudamericana #GrandeConquista pic.twitter.com/2uyQkYKVXp
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) August 23, 2023
O Estudiantes seguia tentando e acertou a trave aos 24, com cobrança de falta de José Sosa. Aos 39, nova chance perdida de Rollheiser.
A primeira etapa ainda contou com a reclamação do Timão da não marcação de um pênalti em jogada envolvendo Maycon e o zagueiro Lollo, com um toque na mão do defensor. O lance foi checado pelo VAR, mas sem irregularidade.
Na segunda parte do jogo, o Estudiantes seguiu pressionando em busca de um empate. Luxemburgo, então, resolveu mexer: colocou Mosquito, autor de um gol no fim de semana, para substituir Guilherme Biro. O camisa 19, dessa vez, pouco fez.
O técnico ainda promoveu as entradas do atacante Ángel Romero e dos meio-campistas Giuliano e Ruan Oliveira. A melhor chance saiu dos pés de Mosquito, aos 37, desperdiçada em finalização por cima do gol de Andújar.
No fim, coube a equipe paulista apenas administrar a vantagem para o confronto. Foi a primeira vitória após a eliminação com derrota para o São Paulo, na Copa do Brasil, e o empate diante do Cruzeiro, no fim de semana, pela 20ª rodada do Brasileirão.
Veja os lances: