Publicidade
Publicidade

Timão por aparelhos: as contas dos brasileiros para avançar na Liberta

Corinthians corre maior risco de eliminação e Flamengo convive com pressão; Palmeiras e Fluminense têm posições mais confortáveis

A disputa da quarta rodada da Copa Libertadores chegou ao fim na última quinta-feira, 25. Assim, com dois jogos a fazer para cada time na fase de grupos, o campeonato entra em fase decisiva. Entre os brasileiros, o maior risco de eliminação é do Corinthians, enquanto o Palmeiras e o Fluminense têm as situações mais confortáveis.

Publicidade

A próxima rodada da competição está marcada para os dias 6, 7 e 8 de junho, enquanto o fim da fase de grupos acontece nos dias 27, 28 e 29 do mesmo mês. Entretanto, muitos times podem entrar para a sexta partida já classificados, ou sem chances de avançar.

PLACAR simulou os cenários de todos os times brasileiros na Libertadores, confira:

Flamengo – Grupo A

Flamengo's forward Gabriel Barbosa celebrates after scoring during the Copa Libertadores group stage second leg football match between Chile's Ñublense and Brazil's Flamengo, at the Municipal stadium in Concepcion, Chile, on May 24, 2023. (Photo by JAVIER TORRES / AFP)
Gabigol comemorando o gol marcado pelo Flamengo na partida

O Flamengo tem uma vitória, dois empates e uma derrota na Libertadores e é o segundo colocado, com cinco pontos. O líder da chave é o Racing, com 10, o terceiro é o Ñublense, do Chile, com quatro, e o quarto é o Aucas, do Equador, com três.

Publicidade

Assim, para avançar, o Rubro-Negro precisa somar mais pontos do que os rivais chileno e equatoriano. Os próximos duelos são em casa, contra Racing e Aucas, adversário direto por vaga.

Internacional – Grupo B

Mano Menezes, treinador do Intern
Mano Menezes, treinador do Internacional

Invicto na competição, o Internacional é líder de sua chave, com oito pontos. O Colorado, porém, é perseguido de perto por Nacional do Uruguai e Independiente de Medellín, ambos com sete pontos. Assim, com o Metropolitano da Venezuela fora das brigas, as duas rodadas são decisivas.

O próximo adversário é o Nacional, em Montevidéu, e o jogo que fecha a fase de grupos é contra o Independiente de Medellín, em Porto Alegre. Uma vitória garante a classificação.

Publicidade

Palmeiras – Grupo C

Rony e Veiga comemoram gol do Palmeiras em Guayaquil
Rony e Veiga comemoram gol do Palmeiras em Guayaquil

Dominante, especialmente quando o assunto é Libertadores, o Palmeiras segue em alta. Vice-líder com nove pontos, o mesmo tanto que o Bolívar, líder, o Palmeiras está a um empate de avançar, tendo em vista que Barcelona de Guayaquil e Cerro Porteño têm três pontos.

O Verdão recebe Barcelona e Bolívar e se classifica somando mais um ponto. Entretanto, classificar-se em primeiro pode ser uma vantagem na hora dos cruzamentos das oitavas de final.

Fluminense – Grupo D

MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Ganso, meia do Fluminense

O Tricolor de Fernando Diniz mandou o time reserva para La Paz e saiu derrotado pelo The Strongest, atualmente na segunda posição, com seis pontos. Na ponta da chave, com nove, o Fluminense tem situação tranquila, especialmente porque Sporting Cristal e River Plate são os terceiro e quarto, com quatro pontos.

Os duelos do Tricolor são contra o River, na Argentina, e Sporting Cristal, no Brasil. Mais um ponto já garante a vaga nas oitavas, tendo em vista o confronto direto entre peruanos e bolivianos na quinta rodada.

Corinthians – Grupo E

Corinthians' midfielder Murillo (C) reacts after missing a chance to score during the Copa Libertadores group stage second leg football match between Argentina's Argentinos Juniors and Brazil's Corinthians at the Diego Armando Maradona stadium in Buenos Aires, on May 24, 2023. (Photo by JUAN MABROMATA / AFP)
O zagueiro Murillo lamentando chance perdida diante do Argentinos Jrs.

Sem vencer há oito jogos, o Corinthians passa por dura crise e corre sérios riscos de cair na Libertadores. Terceiro colocado com quatro pontos, tem o Argentinos Juniors, com oito, e o Independiente Del Valle, com seis, à frente, e o Liverpool do Uruguai, com os mesmos quatro, atrás.

Na quinta rodada, o Timão vai à altitude de Sangolqui, Equador, e enfrenta o Independiente Del Valle. A sexta partida é contra o Liverpool, em Itaquera. Para ter chance de se classificar, o Corinthians não pode perder o próximo jogo.

Athletico-PR e Atlético-MG – Grupo G

Vitor Roque brilha no Furacão
Vitor Roque, do Athletico

O Furacão é o líder, com sete pontos, e o Galo é o vice, com seis, a mesma quantidade do Libertad, que ocupa a terceira posição. Na lanterna, mas ainda vivo, o Alianza Lima tem quatro pontos.

O Athletico enfrenta o Libertad e o Alianza Lima, em Curitiba, e garante vaga, sem sustos, apenas com uma vitória.

Os adversários do Galo são os mesmos, mas fora de casa. A conta para avançar sem depender de ninguém são quatro pontos.

Paulinho foi decisivo em virada do Galo
Paulinho foi decisivo em virada do Galo
Publicidade