Libertadores: após 4 anos, final única segue atormentando torcedores
Rede hoteleira e malha aérea na América do Sul, além dos preços dos ingressos, esvaziam a final entre Flamengo e Athletico-PR em Guayaquil
O estádio Monumental, do Barcelona de Guayaquil, no Equador, tem capacidade para 58.000 pessoas, mas provavelmente estará longe de contar com a presença expressiva de torcedores do Flamengo e Athletico-PR, que duelarão no próximo sábado, 28, às 17h, em confronto único valendo a Copa Libertadores da América.
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A Conmebol anunciou que somente 30. 000 ingressos foram vendidos, sendo metade deles para os clubes envolvidos e a outra metade para o público local. Os rubro-negros de ambos os lados tiveram muitas dificuldades para conseguir acompanhar de perto as suas equipes no principal compromisso da temporada 2022. O preço do ingresso, a locomoção, a estadia e o pouco tempo para a programação foram alguns dos problemas relatados.
“A Conmebol vem tentando emplacar este modelo de final única, o mesmo que nos acostumamos a ver nas copas europeias. Porém, na América do Sul, as condições de deslocamento, a hospedagem e logística, em geral, são bastante inferiores ao que vemos no continente europeu, sem falar na conversão do preço final dos ingressos. Tudo isso, naturalmente, acaba transformando o evento menos acessível para muitos que acompanharam suas equipes ao longo de todo ano”, analisa Renê Salviano, especialista em marketing esportivo, com passagem pela direção do Cruzeiro.
Errejota… ops, Guayaquil!
MENGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! #MENGO pic.twitter.com/RfNfs269Dz
— Flamengo (@Flamengo) October 28, 2022
A passagem aérea do Rio de Janeiro para Guayaquil, em média, estava custando entre 7.000 e 8.000 reais. Com a origem em Curitiba, o preço era um pouco mais baixo: entre 6.000 e 7.000 reais. Os ingressos reservados para cada torcida foram cotados pela Conmebol por 142 dólares cada (equivalente a 764,51 reais) e o setor misto a 245 dólares (1.296,91 reais). O Flamengo anunciou que comercializou pouco menos de 14.000 bilhetes, enquanto o Athletico nem 2.000.
“Modelo de final única na Europa funciona bem, porque há vários países que possuem estádios de qualidade, rede hoteleira e malha aérea gigantes. Na América do Sul, a estrutura não é a mesma e quem acaba pagando essa conta é o torcedor, que quer ver o seu time e muitas vezes não tem uma oferta de voos grande e nem um número de hotéis razoáveis, e tudo acaba ficando muito caro”, avalia Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, agência de marketing esportivo.
Parceira do Flamengo, a empresa Outsider informou nesta quinta-feira que não conseguiria entregar o serviço de voos fretados a Guayaquil. O motivo alegado foi a falta de autorização das agências nacionais de aviação de Brasil e Equador para o trajeto. Diversos torcedores estiveram na porta da empresa para cobrar providências. Irritado, o presidente Rodolfo Landim analisa o rompimento de contrato com a parceira.
Agências ofereceram pacotes com tudo incluso por valores entre 16.000 a 22.000 reais no início de setembro, quando os dois times asseguraram a classificação. Em outubro, já mais próximo da final, os preços subiram para até 30.000 reais.
Desde que a Conmebol passou a adotar o modelo de final única, em 2019, os brasileiros têm dominado a competição. Na primeira edição, o Flamengo derrotou o River Plate no Peru, mas nas arquibancadas eram vistos mais argentinos que rubro-negros. Na temporada seguinte, com pandemia, Palmeiras e Santos duelaram no Maracanã, com festa alviverde para poucos convidados presentes. Na última Copa, mais uma decisão brasileira, no Uruguai. Palmeiras e Flamengo disputaram a taça, com vitória dos paulistas.
“Em um único jogo o time pode ir bem ou mal, pode atuar uma competição inteira com ótimo nível e fazer uma final ruim. Você paga por uma competição inteira em uma partida. Pra mim, duas partidas fazem mais sentido. Um campeão que sai de duas partidas é um campeão mais legítimo do que uma só”, crava Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, novos negócios e novas tecnologias do esporte
A Conmebol aguarda até o momento da partida a comercialização de mais 10.000 bilhetes, totalizando 40.000 ingressos. Alguns espaços ficarão à vista nas arquibancadas do Monumental.