Publicidade
Publicidade

Palmeiras empata e cai da Libertadores para o Boca Juniors nos pênaltis

Verdão larga atrás, busca 1 a 1 após expulsão de Rojo, mas para no goleiro Chiquito Romero; argentinos decidem título contra o Fluminense, no Maracanã, no dia 4 novembro

O Boca Juniors está classificado para a final da Copa Libertadores. A equipe argentina visitou o Palmeiras nesta quinta-feira, 5, e arrancou um suado empate por 1 a 1, no Allianz Parque. A decisão da semifinal caminhou para os pênaltis e brilhou a estrela do goleiro Chiquito Romero, com duas defesas. Através do placar 4 a 2 nas penalidades, o time xeneize segue em busca da sua sétima conquista continental.

Publicidade

A final acontece no dia 4 de novembro, no Maracanã, com Boca Juniors e Fluminense.

O elenco do Palmeiras chegou para o encontro decisivo no Allianz com muito apoio da torcida, que fez a festa em volta do estádio e realizou o ‘corredor alviverde’ – com fogos, fumaças e sinalizadores. Já do lado argentino, a torcida xeneize também marcou presença, mas chegou atrasada ao jogo devido a escolta policial.

Dentro de campo, esperava-se uma pressão do Palmeiras nos minutos iniciais, mas não foi o que aconteceu. Trocando passes de maneira lenta, a equipe brasileira ficou encaixada na marcação do Boca, que picotou o jogo e gastou o cronômetro de maneira que passou a tirar a paciência rival.

Publicidade

Além da compactação e solidez defensiva, o Boca Juniors mostrou poder no contra-ataque e foi assim que a rede balançou. Aos 23 minutos, Merentiel ganhou de Gustavo Gómez na esquerda e cruzou para Cavani espantar a má fase e completar para o fundo da rede.

Com dificuldades na criação, o Verdão exagerou na bola aérea e foi para o vestiário sem uma chance clara de gol, além da eliminação parcial.

A postura do Palmeiras mudou bastante na etapa final, não apenas pela pressão do resultado negativo, mas também pela entrada de Endrick – que permitiu maior criatividade no ataque. A primeira grande chance alviverde foi em passe do jovem talento para Mayke, que parou no goleiro Chiquito Romero. O argentino apareceu novamente, na sequência, para evitar o tento de Gabriel Menino em arremate de longe.

Publicidade

Aos 20 minutos, o zagueiro Rojo chegou atrasado em dividida e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo em seguida. Desde então até o minuto final, o Palmeiras mandou e desmandou no jogo. Aos 28, Piquerez decidiu arriscar de longe e arrancou o empate. Nos minutos finais, já nos acréscimos, Rony mandou uma bicicleta e quase marcou um gol antológico, mas parou no goleiro Romero.

Com isso, a decisão caminhou para os pênaltis e quem brilhou foi a estrela Chiquito Romero. O goleiro defendeu as cobranças de Raphael Veiga e Gustavo Gómez. O astro Cavani parou no Weverton, mas foi a única cobrança desperdiçada do lado argentino.

O Boca Juniors se torna o primeiro time da história a chegar na final de Libertadores sem ganhar um único jogo de mata-mata. Os xeneizes buscam o sétimo título da competição no dia 4 de novembro, no Maracanã, contra o Fluminense.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade