• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo Red Bull Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Copa do Mundo

Tite mantém nove remanescentes da Copa de 2018; veja as novidades

Dos 26 escolhidos para o Catar, menos da metade permanece quatro anos depois do fracasso na Rússia; entenda cada uma das mudanças por setor

Publicado por: Da redação em 07/11/2022 às 13:23 - Atualizado em 07/11/2022 às 14:12
Tite mantém nove remanescentes da Copa de 2018; veja as novidades
Os 23 nomes chamados em 2018 -

Alisson, Ederson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Casemiro, Fred, Neymar e Gabriel Jesus têm em comum o fato de serem os remanescentes da Rússia-2018 chamados pelo técnico Tite nesta segunda-feira, 7, para a Copa do Mundo do Catar. Sem grandes surpresas, o técnico promoveu 17 novidades para o mundial, mas ainda manteve nove nomes que sucumbiram para a Bélgica nas quartas de final do último mundial.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

Em 2018, Tite anunciou os 23 nomes para a Rússia com apenas seis remanescentes de 2014, do fatídico 7 a 1 para a Alemanha em Belo Horizonte: Marcelo, Thiago Silva, Fernandinho, Paulinho, Willian e Neymar. Todos os chamados estiveram entre os 64 testados pelo treinador de agosto de 2016 a 14 de maio de 2018, data da convocação.

Dessa vez, não foi diferente. Todos os escolhidos também estiveram entre os 84 atletas testados neste ciclo. PLACAR explica as mudanças por setor:

Publicidade

Goleiros

Cássio foi preterido por Weverton, do Palmeiras, que também irá como terceira opção para a posição. O corintiano chegou a ser cotado após boas atuações, lembrado na pré-lista dos 55 nomes, mas não foi chamado por Tite.

Weverton desbancou Cássio -

Weverton desbancou Cássio –

Weverton realizou oito partidas no atual ciclo, quatro delas em 2021. Foi titular diante de Bolívia, Peru, duas vezes, e do Chile nas Eliminatórias.

Laterais

Danilo é o único remanescente dos quatro nomes levados por Tite em 2018, mas sofreu com uma lesão ligamentar no tornozelo esquedo naquele mundial. Ele fez apenas uma partida, no empate por 1 a 1 diante da Suíça. Os outros nomes presentes na Rússia foram Fagner, para a direita, além de Marcelo e Filipe Luís, para a esquerda, substituídos por Alex Sandro, Alex Telles e Daniel Alves.

Publicidade
Danilo sofreu com lesão em 2018 -

Danilo sofreu com lesão em 2018 –

Alex Sandro, por sinal, foi quem conseguiu desbancar a dupla Marcelo e Filipe Luís, titulares em revezamento por longo período da seleção. Realizou 27 partidas no último ciclo, o jogador que mais atuou na função.

Vale dizer, também, que Daniel Alves perdeu o mundial de 2018 às portas de seu início, em maio. Então jogador do Paris Saint-Germain, sofreu uma desinserção no ligamento cruzado anterior do joelho direito, precisando de longo período de afastamento para se recuperar.

[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjE1NzUyOSwidGl0bGUiOiJUaXRlIGNvbnZvY2EgRGFuaSBBbHZlcyBlIE1hcnRpbmVsbGkgcGFyYSBhIENvcGE7IHZlamEgbGlzdGEgY29tcGxldGEifSx7ImlkIjoxNTc0ODMsInRpdGxlIjoiTGlnYSBFdXJvcGEgdGVyJiN4RTE7IEJhcmNlbG9uYSB4IE1hbmNoZXN0ZXIgVW5pdGVkOyB2ZWphIG9zIGpvZ29zIGRvcyBwbGF5b2ZmcyJ9LHsiaWQiOjE1NzQ0NCwidGl0bGUiOiJDaGFtcGlvbnM6IHNvcnRlaW8gZGVmaW5lIFBTRyB4IEJheWVybiBlIExpdmVycG9vbCB4IFJlYWwgbmFzIG9pdGF2YXMifV0=[/abril-veja-tambem]

Zagueiros

Na Rússia, Miranda (Inter de Milão), Thiago Silva (PSG), Marquinhos (PSG) e Geromel (Grêmio) foram os escolhidos. Desta vez, Miranda, hoje no São Paulo, e Geromel, ainda no Grêmio, acabaram preteridos por Tite para as novidades Eder Militão, do Real Madrid, e Bremer, da Juventus.

Éder Militão jogou como lateral-direito no amistoso contra Gana -

Militão, opção também para a lateral –

Se a dupla anterior, já bem mais experiente, não vive mais um grande momento na carreira, Militão e Bremer estão em alta no futebol europeu. Militão ganhou espaço como sombra imediata para Marquinhos e Thiago Silva, além disso também surge como boa opção para a lateral direita. Ele atuou assim no amistoso diante Gana, em 23 de setembro.

Foram 23 jogos e um gol marcado no atual ciclo do Catar, sendo titular em 18 deles.

Meio-campistas

Philippe Coutinho, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto e Willian são os nomes que ficaram pelo caminho quatro anos depois, enquanto Casemiro e Fred os dois únicos remanescentes. Entram como novidades para 2022 os volantes Bruno Guimarães, do Newcastle, e Fabinho, do Liverpool, além dos meias Lucas Paquetá, do West Ham, e Everton Ribeiro, do Flamengo.

Dos quatro estreantes, quem mais correu riscos foi Everton Ribeiro. O experiente jogador de 33 anos chegou a perder espaço, mas recuperou moral com um bom segundo semestre após a chegada do técnico Dorival Júnior ao Rubro-Negro.

Everton Ribeiro disputará seu primeiro mundial -

Everton Ribeiro disputará seu primeiro mundial –

Foi dele, inclusive, a assistência para o gol de Gabriel Barbosa no título da Libertadores no último dia 29 de outubro.

Realizou 15 partidas no atual ciclo, marcando três gols: diante do Peru, em duas oportunidades, e do Chile, em confrontos pelas Eliminatórias e na última Copa América. Também deu uma assistência.

Atacantes

Dos cinco escolhidos em 2018, dois deles seguem: Neymar e Gabriel Jesus. Taison, hoje no Internacional, Roberto Firmino, do Liverpool, e Douglas Costa, do Los Angeles Galaxy, foram os preteridos no setor mais “inchado” da seleção. As novidades ficam por conta das presenças de Vinicius Júnior e Rodrygo, do Real Madrid, Richarlison, do Tottenham, Pedro, do Flamengo, Raphinha, do Barcelona, Antony, do Ajax, e Martinelli, do Arsenal.

A montagem do setor contou com preocupações, como no caso de Richarlison, vice-artilheiro deste ciclo de Copa, com 17 gols, mas que sofreu uma lesão muscular próximo a data da convocação.

Pedro, atacante do Flamengo e da seleção brasileira -

Pedro, recuperação na hora certa –

Pedro, craque e artilheiro da última Libertadores, com 12 gols, só conquistou a vaga nos momentos finais. Ele foi chamado após intenso clamor popular na última Data Fifa embalado pela excelente fase no Flamengo. Dentro de campo, correspondeu: precisou de poucos minutos para balançar as redes na goleada diante da Tunísia.

Com relação a Firmino, nem mesmo a nova grande fase no Liverpool seduziu Tite na reta final. Ele tem oito gols e quatro assistências em 19 jogos pelos Reds nesta temporada.

Os nove remanescentes de 2018:

Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians)

Laterais: Danilo (Manchester City), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madri) e Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros: Miranda (Inter de Milão), Thiago Silva (PSG), Marquinhos (PSG) e Geromel (Grêmio)

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Philippe Coutinho (Barcelona), Fernandinho (Manchester City), Fred (Shakhtar Donetsk), Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan) e Willian (Chelsea)

Atacantes: Douglas Costa (Juventus), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG) e Taison (Shakhtar Donetsk)

Assine o Amazon Prime e garanta 30 dias grátis de acesso ao Prime Video e outras vantagens

Leia outras notícias LEIA MAIS
Notícias mais lidas MAIS LIDAS