Carlo Ancelotti é o novo técnico da seleção brasileira de futebol masculino. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a contratação, na manhã desta segunda-feira, 12. O treinador italiano de 65 anos deixará o Real Madrid ao final da temporada europeia e comandará o Brasil até a Copa do Mundo de 2026.

O acerto foi celebrado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que já havia tentado a contratação de Ancelotti nos dois últimos anos, mas acabou frustrado por sua permanência no Real Madrid. A derrota para o Barcelona no último domingo, 11, que praticamente selou a conquista de LaLiga por parte do clube catalão, acelerou a saída de Ancelotti, que será substituído pelo espanhol Xabi Alonso.

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro,” afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CBF • Seleção Brasileira de Futebol (@cbf_futebol)

Multicampeão por Milan, Real Madrid, Chelsea, PSG, entre outros, Carlo Ancelotti será o quarto treinador estrangeiro da história da seleção brasileira, sucedendo o uruguaio Ramón Platero, o português Joreca e o o argentino Filpo Núñez.

Ancelotti foi um meio-campista de sucesso e curiosamente encerrou sua carreira de atleta em um amistoso entre o Milan e a seleção brasileira, em 1993, com triunfo do Brasil com gol de Careca, em San Siro. Como treinador, ele teve trajetória ainda mais vitoriosa, com 5 títulos de Champions League (2003 e 2007 pelo Milan, 2014, 2022 e 2024 pelo Real Madrid).

Quando Ancelotti estreia?

Carlo Ancelotti assume a seleção brasileira já para os próximos jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra o Equador, dia 5 de junho, em Guayaquil, e contra o Paraguai, dia 10 de junho, na Neo Química Arena.

Assim, é esperado que Ancelotti seja o responsável por assinar sua primeira convocação completa. Caso o comandante fosse anunciado posteriormente, a pré-lista para a Data Fifa de junho precisaria ser assinada por dirigentes da CBF, já que a data limite era 18 de maio, o próximo domingo. Sem a oficialização da chegada do técnico, era esperado que Rodrigo Caetano, diretor de seleções, e Juan, coordenador técnico, assinassem a lista inicial.

Inicialmente, a imprensa internacional havia noticiado que o treinador ainda seria o responsável pela convocação final, dia 26 de maio. Todavia, o anúncio deve mudar os planos e dar uma prospecção do cronograma do primeiro italiano a comandar a seleção brasileira.

O cronograma de Carlo Ancelotti na seleção

18 de maio – envio da pré-Lista para Data Fifa de junho

26 de maio – data final para convocação da Data Fifa de junho

5 de junho – Equador x Brasil

10 de junho – Brasil x Paraguai

4 de setembro – Brasil x Chile

9 de setembro – Bolívia x Brasil

6 a 14 de outubro – Data Fifa para amistosos

10 a 18 de novembro – Data Fifa para amistosos