Arábia Saudita oficializa candidatura como sede da Copa do Mundo de 2034
País asiático intensifica investimentos no esporte e é o grande favorito a receber o Mundial daqui 11 anos
A Arábia Saudita deu o primeiro passo para sediar a Copa do Mundo de 2034. Nesta segunda-feira, 9, a Federação de Futebol do país divulgou uma carta de intenção oficializando o interesse de concorrer como casa do torneio.
A candidatura já recebeu o apoio de outras 70 federações e é a grande favorita para ser a sede do Mundial daqui 11 anos. Em tese, só países da Ásia e Oceania poderão concorrer como sedes da competição, por conta do rodízio realizado pela Fifa entre continentes.
It’s official! We have submitted our Letter of Intent to FIFA for hosting the 2034 FIFA World Cup ✅
This move marks the first formal step in our bid process and confirms our complete commitment to #Saudi2034. This comes after SAFF received support from over 70 Member… pic.twitter.com/DqieSDVo19
— الاتحاد السعودي لكرة القدم (@saudiFF) October 9, 2023
A intenção de receber a Copa do Mundo faz parte de uma série de ações que a Arábia Saudita vem fazendo para ampliar sua conexão com o resto do mundo e melhorar a sua imagem junto à comunidade internacional . Chamado de “Visão 2030”, o projeto tem o esporte como um de seus alicerces para transformar o país em um dos centros de grandes eventos globais, e a chegada de astros como Cristian Ronaldo e Neymar faz parte disso.
A princípio, o plano dos sauditas era sediar a edição de 2030, a que marca o centenário do evento. No entanto, a Fifa confirmou na última semana que Portugal, Espanha e Marrocos serão os responsáveis por organizar o Mundial, que ainda contará com jogos de abertura no Uruguai, Argentina e Paraguai, numa homenagem à edição inaugural de 1930, sediada em solo uruguaio.
A próxima Copa do Mundo está marcada para 2026, com Estados Unidos, México e Canadá como sedes. O anúncio da sede de 2034 será feito no segundo semestre de 2024.
(Com Gazeta Press)
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.