Publicidade
Publicidade

Arábia Saudita oficializa candidatura como sede da Copa do Mundo de 2034

País asiático intensifica investimentos no esporte e é o grande favorito a receber o Mundial daqui 11 anos

A Arábia Saudita deu o primeiro passo para sediar a Copa do Mundo de 2034. Nesta segunda-feira, 9, a Federação de Futebol do país divulgou uma carta de intenção oficializando o interesse de concorrer como casa do torneio.

Publicidade

A candidatura já recebeu o apoio de outras 70 federações e é a grande favorita para ser a sede do Mundial daqui 11 anos. Em tese, só países da Ásia e Oceania poderão concorrer como sedes da competição, por conta do rodízio realizado pela Fifa entre continentes.

A intenção de receber a Copa do Mundo faz parte de uma série de ações que a Arábia Saudita vem fazendo para ampliar sua conexão com o resto do mundo e melhorar a sua imagem junto à comunidade internacional . Chamado de “Visão 2030”, o projeto tem o esporte como um de seus alicerces para transformar o país em um dos centros de grandes eventos globais, e a chegada de astros como Cristian Ronaldo e Neymar faz parte disso.

Publicidade

A princípio, o plano dos sauditas era sediar a edição de 2030, a que marca o centenário do evento. No entanto, a Fifa confirmou na última semana que Portugal, Espanha e Marrocos serão os responsáveis por organizar o Mundial, que ainda contará com jogos de abertura no Uruguai, Argentina e Paraguai, numa homenagem à edição inaugural de 1930, sediada em solo uruguaio.

A próxima Copa do Mundo está marcada para 2026, com Estados Unidos, México e Canadá como sedes. O anúncio da sede de 2034 será feito no segundo semestre de 2024.

(Com Gazeta Press)

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade