Publicidade
Publicidade

Palmeiras enfrenta pressão da torcida na pior sequência de Abel Ferreira

Verdão tem apenas uma vitória desde o retorno da Data Fifa; números são piores do que fase pós-Mundial de Clubes de 2021

O Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil 2023 ao perder mais uma vez para o São Paulo, na última quinta-feira, 13, no Allianz Parque. Dominado pelo rival na ida e na volta do duelo de quartas de final, o Verdão deixou o gramado sob protestos da torcida, especialmente direcionados à presidente Leila Pereira. Esta é a pior sequência do trabalho de Abel Ferreira, que se agrava ainda mais pelo tom das cobranças.

Publicidade

Desde o retorno da última Data Fifa, o Palmeiras venceu um jogo, empatou dois e perdeu quatro, o que resulta em aproveitamento de 23,8% dos pontos. O período é pior do que uma sequência palmeirense há mais de dois anos, quando Abel ainda iniciava o trabalho.

No recorte de sete jogos entre 7 de fevereiro de 2021 e 25 de fevereiro de 2021, o Verdão teve uma vitória, três empates e três derrotas (aproveitamento de 28,5%). Entre esses resultados, houve a decepção no Mundial de Clubes, com derrotas para o Tigres, do Mexico, na semifinal, e nos pênaltis na disputa de terceiro lugar para o Al Ahly, do Egito. No período, o Verdão chegou a utilizar o time reserva em alguns jogos do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Sequência atual

Bahia 1×0 Palmeiras – Brasileirão
Palmeiras 0x1 Botafogo – Brasileirão
Palmeiras 4×0 Bolívar – Libertadores
Athletico 2×2 Palmeiras – Brasileirão
São Paulo 1×0 Palmeiras – Copa do Brasil
Palmeiras 1×1 Flamengo – Brasileirão
Palmeiras 1×2 São Paulo – Copa do Brasil

Sequência de fevereiro de 2021

Palmeiras 0x1 Tigres – Mundial
Palmeiras 0x0 Al Ahly – Mundial
Palmeiras 3×0 Fortaleza – Brasileirão
Coritiba 1×0 Palmeiras – Brasileirão
São Paulo 1×1 Palmeiras – Brasileirão
Palmeiras 1×1 Atlético-GO – Brasileirão
Atlético-MG 2×0 Palmeiras – Brasileirão

Criticado, Barros quebra a Lei do Silêncio

Enquanto a diretoria alviverde sofre pressão da torcida por reforços, os jogadores e a comissão técnica seguem sem falar com a imprensa, em ato de protesto. No entanto, após a eliminação, Anderson Barros, diretor de futebol, concedeu entrevista coletiva no Allianz Parque.

Publicidade

Confirmando que há pedidos de novas contratações por parte da comissão técnica, Barros pontuou que existe a busca, mas não adotou tom otimista sobre chegadas. “Sim (Abel pediu reforços), é um treinador exigente e competitivo. Ele nos cobra o tempo inteiro, mas tem ciência do que fazemos no dia a dia. Buscamos algumas alternativas, mas não vamos de qualquer maneira para dar uma satisfação. Temos consciência do que estamos.”

Reconhecendo o momento ruim, o diretor deu razão à torcida: “Atravessamos um momento delicado, sabemos. Vamos trabalhar muito para passar por isso. Esses atletas venceram e continuarão a vencer. O torcedor é apaixonado, a paixão do torcedor sempre está acima. Ele teve o direito dele de cobrar”. Barros também afirmou que Abel Ferreira gostaria de conceder entrevista, mas foi contido nos bastidores.

Quinto colocado do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras está a 12 pontos do líder Botafogo. O Verdão volta a campo neste domingo, 16, contra o Internacional, em Porto Alegre. Em 18 dias, a equipe de Abel Ferreira dá início a um novo embate eliminatório: as oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético Mineiro.

Publicidade