Viralizou nesta segunda-feira, 13, um vídeo em que Pep Guardiola dá bronca em um grupo de jovens que lhe pedia autógrafos em um estacionamento: “Não venham de novo, eu não vou assinar outra vez”, avisa o técnico do Manchester City.

O que poderia soar como mera antipatia do técnico com um grupo de fãs foi, na verdade, um protesto contra um mercado que já incomoda outros ídolos. É cada vez mais comum, no Brasil e no exterior, que fãs cerquem personalidades do futebol com camisas a serem assinadas e depois revendidas em sites especializados em memorabilia (itens de colecionador).

“Eu conheço o rosto de vocês. Vão para a escola, se preparem. Vocês são jovens, não fiquem aqui desperdiçando tempo. Vocês querem fazer isso a vida toda? Quais são seus sonhos. Pratique [para realizá-los]!”, discursa Guardiola.

No vídeo, publicado primeiramente na conta @ctmemorabila07, é possível ver camisas do Barcelona dos tempos em que Guardiola era jogador, devidamente preparadas para serem assinadas.

De acordo com o perfil @City_Xtra, Guardiola foi abordado pelos jovens no estacionamento de seu prédio. O fato de o treinador ter dito que reconhece os rostos dos garotos dá a entender que se trata de uma atitude recorrente.

Modelos como os vistos nas mãos dos garotos, originais ou não, são vendidos com frequência em sites como eBay e outros mais especializados, geralmente por preços bem altos, acima de 1.500 reais.

Camisa de Guardiola vendida no Ebay - Reprodução