Quem é Galeno, brasileiro que brilhou na Champions pelo Porto
Maranhense de 25 anos chamou atenção por bom início com dois gols e uma assistência diante do Shakhtar Donetsk
Ao lado de Julián Álvarez, pelo Manchester City, e João Félix, pelo Barcelona, o atacante brasileiro Wenderson Galeno brilhou na estreia da fase de grupos da Liga dos Campeões. Autor de dois gols, o camisa 13 de 25 anos ajudou o Porto a vencer o Shakhtar Donetsk por 3 a 1.
Jogando em Hamburgo, no Volksparkstadion, Galeno aproveitou o rebote do goleiro Riznyk e abriu o placar para os visitantes logo aos oito minutos de jogo.
Em seguida, o Shakhtar buscou o empate, mas aos 15 minutos, Wenderson Galeno interceptou passe da defesa adversária, invadiu a área e recolocou o Porto à frente.
Mehdi Taremi decretou a vitória por 3 a 1 ainda no primeiro tempo, aos 29, com assistência do brasileiro. Além do passe para gol e as bolas na rede, Galeno também contribuiu com 44 toques, 21 passes certos, 3 chutes no alvo e 5 duelos vencidos, segundo a Sofascore.
🔎 | FOCUS
Wenderson Galeno led Porto to a 3–1 win over Shakhtar Donetsk in Hamburg this evening:
👌 44 touches
⚽️ 2 goals
🎯 3 shots/3 on target (0.62 xG)
🅰️ 1 assist
👟 21/24 accurate passes (0.14 xA)
⚔️ 5/8 duels won
🧲 3 interceptions
📈 9.2 Sofascore rating#FCSDFCP #UCL pic.twitter.com/oRJJ24Fybo
— Sofascore (@SofascoreINT) September 19, 2023
Nascido em Barra da Corda, no Maranhão, Galeno começou nas categorias de base do Trindade, time de Goiás, em 2013. Três anos depois, surgiu como titular do clube e se destacou ao marcar cinco gols em dez jogos.
O jogador foi vendido ao Grêmio Anápolis e logo negociado com ao futebol português por empréstimo. Ele impressionou pelo Porto B e, em 2017, assinou em definitivo com os Dragões até 2022, com multa rescisória de 40 milhões de euros (R$ 148 milhões).
Nos anos seguintes, foi emprestado ao Portimonense, Rio Ave e Braga. Em 2022, retornou ao Porto e conquistou seu espaço no time titular tendo servido nove assistências e anotado 15 gols, incluindo dois pela Champions.
“Galeno é um jogador que pode jogar a titular ou entrar durante o jogo. Pelas suas características podem pensar que é arma secreta, porque é extremamente veloz e pode entrar numa altura em que os adversários estão mais esticados no campo… Tem feito um percurso excelente, tem evoluído e nós estamos aqui para isso, para que os jogadores continuem a evoluir”, disse o técnico Sérgio Conceição à época.
Nesta temporada, o atacante que joga pelos lados, preferencialmente pela esquerda, já marcou três gols em sete jogos. Galeno nasceu no Brasil, mas tem nacionalidade portuguesa, entretanto, ainda não foi convocado por nenhuma das seleções.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.