José Luiz Runco foi demitido do cargo de chefe do departamento médico do Flamengo. O comentário vazado do doutor sobre a condição física do meio-campista uruguaio Nico De la Cruz em um grupo de WhatsApp gerou uma nova crise na Gávea. Runco ainda pode ser alvo de medidas legais do atleta uruguaio, por suposta quebra de sigilo médico.

O site ge publicou na última terça-feira, 22, o vazamento da mensagem de Runco ao grupo “Flamengo Barra”, na qual o médico cita uma “lesão crônica e irreparável”.

“Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De la Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto à venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente”

Nesta quarta-feira, 23, o clube optou pelo desligamento do profissional, que chefiava todos os departamentos médicos do clube, mas não atuava especificamente no futebol. A informação da demissão foi inicialmente divulgada pelo jornalista Bruno Castanha.

O caso gerou enorme desconforto entre atletas e comissão técnica. Por meio das redes sociais, De la Cruz se pronunciou ao publicar uma foto com a legenda: “Nunca deixe que ninguém te diga que não pode fazer algo”. O compatriota Arrascaeta postou uma foto a seu lado, com a mensagem: “se trata de cuidar dos nossos, simples assim.”

Dias depois de solucionar a situação envolvendo Pedro, diretoria e o técnico Filipe Luís, com o atacante marcando o gol da vitória sobre o Fluminense, o Flamengo se viu envolto em mais uma crise interna.

Segundo informações do canal uruguaio El Espectador, o estafe de De la Cruz enxerga quebra de sigilo médico por parte de Runco e cogita tomar medidas legais contra o experiente profissional com longa passagem pela seleção brasileira.