A necessidade de equilibrar a qualidade do campo com a quantidade de jogos é um desafio que faz parte da rotina do futebol brasileiro. No entanto, uma novidade oriunda de pesquisa e estudo pode mudar essa realidade. Trata-se do Play OnTime, um sistema de gramado natural com base arenosa, cultivado sobre uma camada impermeável onde todo o sistema radicular ficará concentrado e se desenvolverá. A tecnologia é produzida pela Itograss em parceria com a Carolina Green, referência nos EUA na produção de gramados esportivos de alta performance.

O método promove drenagem rápida, boa aeração e a formação de um bloco radicular denso e entrelaçado, resultando em alta integridade estrutural da grama, desde a fazenda – onde é inicialmente plantada, até a transferência para o estádio.

“Com o Play OnTime, temos um gramado estável, preparado para suportar uso intenso com segurança e previsibilidade em estádios e centros de treinamento. Diferentemente de outros modelos, em que se deve esperar cerca de 2 a 3 dias dias para ser usado, esse método permite a utilização do gramado poucas horas após a sua instalação, e acredito que seja esse um dos seus maiores diferenciais”, afirma Rodrigo Santos, coordenador do Centro de Gramados Esportivos e Inovação da Itograss.

A polêmica sobre os estádios de grama artificial do futebol brasileiro

Segundo o especialista, a tecnologia, consolidada nos EUA, é feita sob uma base arenosa para favorecer o enraizamento profundo e uniforme, formando um “bloco” coeso que mantém a integridade na colheita, transporte e instalação, permitindo sua utilização imediata. O resultado é um gramado que pode ser utilizado para jogos e treinos com maior qualidade ao longo de todo o ano.

“A união da qualidade Itograss com a experiência da Carolina Green eleva o padrão de entrega no Brasil, com um gramado mais forte, estável e previsível do início ao fim da temporada”, conclui Rodrigo.

Essa tecnologia já é aplicada em diversos estádios da América do Norte, como Arrowhead Stadium (Kansas City Chiefs, NFL), FedEx Field (Washington Commanders, NFL), M&T Bank Stadium (Baltimore Ravens, NFL), Bank of America Stadium (Carolina Panthers, NFL), Soldier Field (Chicago Bears, NFL), Kenan Memorial Stadium (UNC) e Davis Wade Stadium (Mississippi State University).

A Carolina Green é uma empresa líder e inovadora no mercado de gramados esportivos dos EUA, através da sua tecnologia patenteada GameOnGrass desde 2008. No ano de 2024, por exemplo, a companhia atendeu 74 obras em vários estados dos EUA.

Já a Itograss atua em todo o território nacional e está presente em 90% dos estádios e centros de treinamento das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, como Maracanã, Mineirão, Morumbi, Vila Belmiro, Mané Garrincha, São Januário e vários outros.