Estar no topo do futebol tem um preço e não é barato. Flamengo e Palmeiras, que se enfrentam neste domingo, 19, às 16h (de Brasília) no Maracanã, pelo Brasileirão, e vêm dominando o cenário nacional e continental nos últimos, sabem bem disso.

Levantamento do site Bolavip Brasil levantou quando está custando cada ponto conquistado pelos rivais numa temporada em que os dois times disputam o título do Brasileirão e da Libertadores. O Flamengo gasta 33% mais para conquistar um ponto. Em outras palavras, o Palmeiras tem gastado melhor.

Cada ponto conquistado pelo Flamengo na temporada custou até o momento R$2,19 milhões. Já o Palmeiras gastou R$1,64 milhão com cada ponto que somou em 2025. Foram considerados todos os pontos conquistados até a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, em todas as competições, e também os gastos com os salários do elenco até o momento, de acordo com as informações do site especializado “Capology”.

Para se ter uma ideia de como ambos gastam muito para estar no topo, os dois gastam com salários em média 61% a mais do os outros 18 times da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras lidera o Brasileirão com 61 pontos, três a mais que o Flamengo.

Flamengo gasta mais com meias; Palmeiras, com atacantes

A distribuição da folha salarial por setores do campo de Flamengo e Palmeiras revela prioridades diferentes dos dois clubes na hora de montar seus elencos. O Flamengo, por exemplo, reserva 43% da sua folha salarial para atacantes. Já o Palmeiras, impressionantes 62%. Mas a diferença de gols marcados em 2025 é praticamente nula entre as equipes: 111 gols rubro-negros em 61 partidas e 112 gols alviverdes em 62.

A diferença de investimento está no meio de campo, setor que também contribui muito para os gols. O Flamengo gasta 26% de sua folha para manter jogadores como Jorginho, Saul e Arrascaeta no setor. Já o Palmeiras reserva apenas 8% de sua folha para os atletas do meio de campo, número que era ainda menor antes da contratação de Andreas Pereira na janela do meio de ano.

Para se defender, Flamengo e Palmeiras gastam proporcionalmente o mesmo. O rubro-negro reserva 31% de sua folha salarial para goleiros, laterais e zagueiros. Já o Palmeiras gasta 30%. A performance defensiva do time de Filipe Luís é um pouco superior: são 35 gols sofridos em 61 jogos. Já a equipe de Abel Ferreira foi vazada 47 vezes em 62.

Cada time tem três jogadores entre os dez maiores salários do futebol brasileiro

Atualmente, Flamengo e Palmeiras dominam o ranking dos dez maiores salários do futebol brasileiro. Andreas Pereira chegou com o segundo maior vencimento, atrás apenas do atacante holandês Memphis Depay, do Corinthians.

Em terceiro lugar está Samuel Lino, do Flamengo. Em quarto aparece Vitor Roque, do Palmeiras, e em quinto Paulinho, também do alviverde. Vale destacar que o jogador, contratado junto ao Atlético Mineiro, disputou apenas 16 jogos na temporada, por causa de lesões.

Yuri Alberto, do Corinthians, tem o sexto maior salário do Brsail. Em seguida, vêm dois jogadores do Flamengo, Saúl, em sétimo, e Jorginho, em oitavo. Gabigol, do Cruzeiro, e Oscar, do São Paulo, fecham o ranking dos dez maiores salários do futebol brasileiro.