Publicidade
Publicidade

Endrick quebra recordes, ofusca gringos e deixa Palmeiras 99% campeão

Atacante de 16 anos brilhou em vitória sobre o Athletico-PR e ofuscou os badalados reforços Merentiel e López

Endrick, a joia de 16 anos do Palmeiras, mostrou que é predestinado. Ele cravou seu nome na história do clube como o mais jovem a balançar as redes na história do Verdão e também do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. O feito histórico não veio em uma ocasião qualquer: aconteceu duas vezes na vitória por 3 a 1, contra o Athletico Paranaense, na última terça-feira, um triunfo que deixou o Verdão à porta do título. A atuação decisiva o fez cair ainda mais nas graças da torcida e ofuscou os reforços gringos Merentiel e Flaco López.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

O primeiro gol do garoto, aproveitando um rebote após chute de Gustavo Scarpa, empatou a partida, enquanto o segundo, um cabeceio após cruzamento de Rony, virou o placar. Com isso, aos 16 anos, três meses e quatro dias, Endrick quebrou um recorde que durava 106 anos. Ele superou Heitor, maior artilheiro da história do Verdão, que fez seu primeiro gol como profissional com 16 anos, 11 meses e 14 dias, em uma vitória por 4 a 1 sobre a Associação Atlética das Palmeiras pelo Campeonato Paulista de 1916. 

Endrick também superou o atacante Jô, que detinha o recorde de gol mais precoce da competição, pelo gol marcado aos 16 anos e cinco meses, pelo Corinthians diante do Internacional, no Brasileirão de 2003.

Publicidade

Uma joia rara

Desde que brilhou na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, Endrick foi o motivo de muita expectativa. Enquanto o garoto estampava manchetes, sequer podia jogar (até completar 16 anos) e via a pressão pela estreia aumentar. No entanto, as chances não foram imediatas e a comissão técnica esperou o atleta “pedir passagem” no cotidiano.

O primeiro jogo como profissional aconteceu dia 6 de outubro, contra o Coritiba, e a expectativa passou a ser pela bola na rede. Enriquecendo ainda mais o roteiro da breve carreira de Endrick, o tão sonhado gol aconteceu em um jogo que deixou o Palmeiras a mínimos detalhes de conquistar o Campeonato Brasileiro.

Cada vez mais nas graças da torcida, Endrick fez os palmeirenses esquecerem, pelo menos no atual contexto, o uruguaio Miguel Merentiel e o argentino Flaco López, reforços desta temporada. Os badalados “gringos” chegaram para suprir uma necessidade do ataque alviverde, que buscava um finalizador.

Publicidade

Desde que chegou ao Palmeiras, Merentiel jogou 202 minutos e balançou a rede duas vezes. López, por outro lado, teve mais espaço (553 minutos) e rendeu ainda menos: marcou apenas um gol.

Na partida da última terça-feira, 25, o desempenho do camisa 16 foi além das bolas na rede. Enquanto o Athletico estava à frente do placar, Endrick roubou a bola no campo ofensivo para iniciar a jogada do primeiro gol. A súmula inicialmente apontou gol de Gustavo Scarpa, que fez o movimento de chutar a bola junto ao jovem atacante, mas depois o documento foi corrigido para creditar o gol ao atacante. Ele também realizou dois passes para finalização.

Endrick foi ativamente participativo na vitória que deixa o Palmeiras com a mão na taça. Para que o grito de “campeão” seja, enfim, solto com toda a certeza, Corinthians e Internacional não podem vencer seus compromissos, nesta quarta-feira, 26.

Endrick, de 15 anos, o grande nome do país em janeiro -
Endrick estampou capa da PLACAR de janeiro

Assine o Amazon Prime e garanta 30 dias grátis de acesso ao Prime Video e outras vantagens

Publicidade