Publicidade
Publicidade

CBF afasta árbitros envolvidos em pênalti não marcado para o Grêmio

Decisão da entidade envolveu Wilton Pereira de Sampaio, presente na última Copa do Mundo, e o responsável pelo VAR

A comissão de arbitragem da CBF afastou os árbitros envolvidos na polêmica não marcação do pênalti a favor do Grêmio, já nos minutos finais do empate por 4 a 4 contra o Corinthians, na última segunda-feira, 18. A medida envolve o árbitro responsável pelo VAR, Emerson de Almeida Ferreira, e o árbitro principal, Wilton Pereira de Sampaio, presente na última Copa do Mundo.

Publicidade

Segundo o áudio liberado pela entidade, Ferreira entendeu que o toque na mão da bola de Yuri Alberto não teve a “intenção de bloquear”, e sim “de disputar a bola”.

Nesta terça, 19, entretanto, a própria CBF admitiu o erro do comandante do VAR na partida e afirmou que o “bloqueio da bola com o braço nessa ação caracteriza infração de pênalti”.

Publicidade

Essa não será a primeira vez que Emerson de Almeida Ferreira erra na utilização do VAR. No ano passado, ele era o responsável pela tecnologia na partida entre Palmeiras e São Paulo, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

Lance polêmico em que a bola bate no braço direito de Yuri Alberto - Reprodução/SporTV
Lance polêmico em que a bola bate no braço direito de Yuri Alberto – Reprodução/SporTV

Na ocasião, Ferreira checou o impedimento na origem da jogada que gerou o gol do São Paulo. Aos 20 minutos do segundo tempo, Jonathan Calleri recebeu lançamento em posição irregular, invadiu a área e foi derrubado por Gustavo Gómez, do Palmeiras. O VAR chamou o árbitro para a revisão de um pênalti, que foi marcado e convertido por Luciano.

Em seguida, o árbitro foi retirado do quadro da CBF e, após “avaliação de seu desempenho técnico”, foi punido com o afastamento por mais dois meses. Emerson só voltou a apitar profissionalmente em torneio sub-20.

Publicidade

A polêmica aconteceu aos 47 minutos do segundo tempo e o Grêmio teria uma oportunidade de ficar à frente no placar nos instantes finais da partida.

Em entrevista coletiva, o técnico Renato Gaúcho protestou. Ele afirmou que é inadmissível não marcar o pênalti e pediu para que Emerson de Almeida Ferreira, responsável pelo VAR, e Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, justicassem a decisão.

Ironizando o lance, Renato citou o cantor americano Stevie Wonder: “Fica difícil, o Brasil todo viu a vergonha de hoje. E perguntar pro árbitro de vídeo o que ele tem a aprender sobre as regras. Só ele viu que não foi pênalti. Só ele. Até o Stevie Wonder acho que viu que foi pênalti. Para quem não sabe, o Stevie Wonder é cego. Até ele daria esse pênalti.”

O Grêmio está na terceira colocação do Brasileirão, com 40 pontos, 11 a menos que o líder Botafogo. A equipe volta a campo na quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela 24ª rodada do torneio, em Porto Alegre.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade