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Rio-2016: publicidade em pontes das marginais bancará obras no Itaquerão

Corinthians se negou a pagar pelas reformas, orçadas em 13 milhões de reais, e entrou em acordo com a Prefeitura de São Paulo

As estruturas provisórias que serão instaladas no Itaquerão para que o estádio possa receber partidas de futebol da Olimpíada de 2016 serão bancadas pela exibição publicitária de marcas, por meio de anúncios luminosos, nas pontes das marginais do Tietê e do Pinheiros, em São Paulo. As obras de adaptação da arena custarão 13 milhões de reais e serão pagas por patrocinadores dos Jogos do Rio de Janeiro que, como contrapartida pelos investimentos, ganharão os espaços publicitários nas vias da cidade.

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Esta foi a solução encontrada pela Prefeitura para que São Paulo pudesse sediar 10 jogos da Olimpíada (seis da chave feminina e quatro da masculina) depois que o Corinthians, dono do estádio, se recusou a pagar pelas estruturas temporárias. Os equipamentos considerados mais caros são aq usados para transmissão de televisão e TI (tecnologia de informação). Outros custos elevados são os de controle de acesso do público (aparelhos de raio X) e as áreas para autoridades.

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“O Comitê Olímpico garantiu que os custos operacionais das estruturas temporárias serão bancados pelos patrocinadores mediante publicidade através de iluminação em viadutos. A tendência é que sejam as pontes das marginais do Tietê e do Pinheiros. Não haverá uso de recursos públicos, mas sim uma troca de ativos”, explicou o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene.

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Projeto aprovado pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana da Prefeitura já definiu as regras das inserções publicitárias. A exibição das marcas dos patrocinadores da Olimpíada será feita através da projeção de imagens em 20 locais públicos entre os dias 20 de julho e 20 de agosto de 2016 – os jogos no Itaquerão serão disputados entre 3 e 19 de agosto.

As projeções ocorrerão no horário das 18h à 1h e têm de ser divididas em 50% de conteúdo editorial (imagens sobre a rota da tocha olímpica, países participantes, quadro de medalhas, recordes, jogos do dia, entre outros) e 50% de exposição das marcas dos patrocinadores. Cada ciclo das projeções deverá ter uma sequência máxima de cinco minutos. Também ficou definido que os refletores não poderão gerar impactos na paisagem nem atrapalhar o fluxo de pedestres.

Já está certo que durante o período em que o Itaquerão estiver sob gestão do COI (Comitê Olímpico Internacional), o Corinthians poderá usar o estádio do Pacaembu sem precisar pagar aluguel. A arena do clube alvinegro deverá ser entregue aos organizadores dos Jogos a partir do dia 15 de julho. As outras sedes do futebol olímpico são o Maracanã e o Engenhão (Rio), Mané Garrincha (Brasília), Mineirão, (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador) e Arena da Amazônia (Manaus).

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(com Estadão Conteúdo)

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