Real Madrid é eleito o clube mais valioso da Europa; veja o top 10
Finalista da Champions, clube espanhol também puxa a fila dos 32 clubes que mais se valorizaram nesta temporada; rival Barcelona é o terceiro colocado
Próximo de disputar mais uma decisão da Liga dos Campeões, o Real Madrid foi eleito nesta quinta-feira, 26, pelo quarto ano consecutivo, como o clube mais valioso da Europa. A escolha faz parte do relatório anual “The European Elite: Football Club’s Valuation”, da Football Benchmark, plataforma de dados e análise sobre negócios do futebol que avalia a valorização dos 32 clubes mais poderosos do Velho Continente. Os espanhóis são os únicos a ultrapassarem os três milhões de euros (15,4 milhões de reais).
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
O relatório menciona que o principal mérito dos merengues foi a política de contenção de custos na temporada 2020/21, quando destinou 63% de suas receitas à folha salarial. O Barcelona, maior rival, utilizou 88%.
Tudo isso é destacado apesar das adversidades como o fechamento do estádio Santiago Bernabéu, despencando em mais de 50% as vendas de camisas nas lojas.
Curiosamente, em termos de valorização, o time é seguido pelo Manchester United e pelo Barcelona, com 2,8 milhões de euros (14,3 milhões de reais) de crescimento cada.
Diferente do Real, que levou o título espanhol e faz excelente temporada, as equipes não conquistaram taças na temporada e sofreram com diversas crises internas e insatisfação constante de seus torcedores.
A Football Benchmark informa em seu relatório que as equipes registraram um crescimento médio de 10% e ainda não conseguiram superar as marcas de 2016 a 2020 devido a reflexos da pandemia.
Veja o ranking com o top-10:
1. Real Madrid: 3,1 milhões de euros
2. Manchester United: 2,8 milhões de euros
3. Barcelona: 2,8 milhões de euros
4. Bayern de Munique: 2,7 milhões de euros
5. Liverpool: 2,5 milhões de euros
6. Manchester City: 2,4 milhões de euros
7. Chelsea: 2,1 milhões de euros
8. Paris Saint-Germain: 2,1 milhões de euros
9. Tottenham: 1,9 milhão de euros
10. Juventus: 1,5 milhão de euros