Placar - O futebol sem barreiras para você

Ramón Díaz já eliminou Flamengo e teve passagem relâmpago pelo Botafogo

Campeão da Libertadores pelo River, treinador argentino de 63 anos chega ao Vasco em meio a crise política e esportiva

Por Da redação |
Ramón Diaz durante passagem 'relâmpago' pelo Botafogo - Gabriel Baron/Botafogo

Ramón Diaz durante passagem 'relâmpago' pelo Botafogo - Gabriel Baron/Botafogo

O Vasco da Gama anunciou, enfim, a contratação de seu novo treinador, o argentino Ramón Díaz, que chega três semanas após a demissão de Mauricio Barbieri. O profissional já estava no Rio havia vários dias e inclusive deu alguns treinos, mas só teve o acerto oficializado neste sábado, 15.

Aos 63 anos, o ídolo do River Plate chega a São Januário em meio a uma crise esportiva e política e com o intuito de evitar o rebaixamento no Brasileirão. Díaz tem em seu currículo um marcante êxito sobre o Flamengo e um trabalho de apenas 22 dias no Botafogo.

Uma das várias opções levantadas pelo diretor esportivo Paulo Bracks, Díaz foi o escolhido após negativa do também argentino Gustavo Alfaro. Com isso, o experiente profissional volta a assumir um time brasileiro, quase três anos após passagem relâmpago pelo Botafogo.

Contratado pelo Glorioso em novembro de 2020, também com a missão de livrar o time do rebaixamento, Ramón Díaz nem sequer estreou, em razão de uma cirurgia para retirada de um tumor benigno na tireoide. A recuperação se arrastou mais que o previsto e o time acabou dirigido apenas por seu filho e auxiliar, Emiliano Díaz. Foram três derrotas em três jogos e fim da “Era Díaz” em apenas 22 dias.

O último trabalho de Díaz foi no Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde cruzou com outro grande clube do Rio. Na semifinal do último Mundial de Clubes, no Marrocos, a equipe saudita eliminou o Flamengo na semifinal por 3 a 2, e foi derrotada por 5 a 3 pelo Real Madrid na decisão.

Ramón Diaz durante o último Mundial de Clubes

Histórico ex-atacante do River Plate e da seleção argentina, pela qual disputou a Copa de 1882, Ramón Díaz começou a trajetória como treinador pouco depois de se aposentar dos gramados. Sua maior conquista foi o título da Libertadores de 1996 pelo River, em equipe que revelou jovens talentos como Hernán Crespo, Ariel Ortega e Marcelo Gallardo – o último o acabaria superando como técnico mais vitorioso da história dos Millionarios

Irreverente, Diaz se notabilizou também por provocações ao rival Boca Juniors (assista, abaixo, um top 10 produzido pela emissora TyC Sports.) Em 2013, na mais ácida delas, Díaz chegou a levar pirulitos para os atletas adversários, após empate no Superclássico. “Estão dizendo que o time do Boca só tem garotos, então eu trouxe um presente”, cravou. Na ocasião, os times titulares tinham média de idade semelhante, mas as revelações do Boca eram mais badaladas.

Nos últimos anos, o técnico somou bons trabalhos e experiências peculiares, como quando disputou a League Two (quarta divisão da Inglaterra) pelo Oxford United. Entre 2014 e 2016, Díaz assumiu a seleção do Paraguai.

Depois da decepção pelo Botafogo, Díaz realizou dois trabalhos no Oriente Médio — antes do Al Hilal, dirigiu o Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos.

O Vasco é o 19º colocado do Campeonato Brasileiro, com duas vitórias, três empates e nove derrotas. A quatro pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Cruzmaltino vive crise e forte pressão sobre os dirigentes.

 

Sair da versão mobile