Placar

Aos 37 anos, Julio Baptista anuncia aposentadoria

Meia acumula passagens vitoriosas na seleção brasileira e em clubes nacionais e internacionais

Por Estadão Conteúdo |

Jogador Júlio Baptista no Cluj, da Romênia

O meio-campista Júlio Baptista, de 37 anos, anunciou nesta quinta-feira, 23, a sua aposentadoria do futebol profissional. O brasileiro, revelado pelo São Paulo e com passagens por Real Madrid e Arsenal, estava sem clube desde março, quando rescindiu seu contrato com o Cluj, da Romênia.

Duas vezes campeão da Copa América pela seleção brasileira, Julio Baptista fez o anúncio através de publicação em seu perfil nas redes sociais em que diz ter chegado o momento de iniciar ‘nova vida’. Ele passou por várias lesões nos últimos anos e só pôde disputar três partidas pelo Cluj, time que o contratou em agosto de 2018.

“Hoje, depois de mais de 20 anos na elite do futebol, está na hora de se afastar e anunciar que eu decidi terminar a minha carreira como jogador. Começo uma nova vida, e neste momento, quero mostrar a minha gratidão a todos aqueles que me permitiram realizar o meu sonho, e aqueles que sempre estiveram ao meu lado, nos bons e maus momentos”, escreveu Julio Baptista.

Julio Baptista começou a carreira no São Paulo, em 2000. Três anos depois foi negociado com o Sevilla, onde atuou por duas temporadas. Na sequência, passou por Real Madrid, Arsenal, Roma e Málaga. E em 2013 retornou ao Brasil e atuou pelo Cruzeiro. Em 2016, acertou com o Orlando City, onde permaneceu por uma temporada apenas, depois indo para o Cluj.

“Desde pequeno, sempre tive o sonho de me tornar um futebolista profissional. Esse sonho se concretizou quando joguei pela primeira vez no estádio no time de São Paulo. A partir dessa data, tudo aconteceu muito rápido. Eu conheci pessoas maravilhosa e vivi uma infinidade de experiências, das quais eu tentei aprender para crescer como pessoa e também como jogador. Sempre dei o melhor de mim mesmo para todos aqueles clubes que tive a sorte de representar”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Na seleção brasileira, o meio-campista participou de 47 jogos e marcou cinco gols. Ele fez parte da equipe nas conquistas da Copa das Confederações, em 2005 e em 2009, e também da Copa América, em 2004 e em 2007, sendo que na última marcou um dos gols da final contra a Argentina, vencida por 3 a 0.

Julio Baptista passou a atuar em ações fora dos gramados nos últimos anos, promovendo o Campeonato Espanhol pelo mundo e até realizando o curso de técnico da Uefa. Além disso, foi um dos embaixadores da Fifa na última edição da Copa do Mundo.

Continua após a publicidade
Sair da versão mobile