1/11 Toyota Prius GS – Versão esportiva do híbrido Prius, sucesso nos Estados Unidos e Japão. Somadas todas as versões disponíveis, o Prius já soma 3,2 milhões de unidades vendidas no mundo. Por aqui ele estreia em janeiro de 2013, nas versão convencional, por 120.000 reais. Ele usa um motor elétrico associado a um gerador elétrico que, juntos, geram 138 cv de potência (Heitor Feitosa/VEJA)
2/11 Toyota Prius GS – Versão esportiva do híbrido Prius, sucesso nos Estados Unidos e Japão. Somadas todas as versões disponíveis, o Prius já soma 3,2 milhões de unidades vendidas no mundo. Por aqui ele estreia em janeiro de 2013, nas versão convencional, por 120.000 reais. Ele usa um motor elétrico associado a um gerador elétrico que, juntos, geram 138 cv de potência (Heitor Feitosa/VEJA)
3/11 Toyota Prius GS – Versão esportiva do híbrido Prius, sucesso nos Estados Unidos e Japão. Somadas todas as versões disponíveis, o Prius já soma 3,2 milhões de unidades vendidas no mundo. Por aqui ele estreia em janeiro de 2013, nas versão convencional, por 120.000 reais. Ele usa um motor elétrico associado a um gerador elétrico que, juntos, geram 138 cv de potência (Heitor Feitosa/VEJA)
4/11 Toyota Prius GS – Versão esportiva do híbrido Prius, sucesso nos Estados Unidos e Japão. Somadas todas as versões disponíveis, o Prius já soma 3,2 milhões de unidades vendidas no mundo. Por aqui ele estreia em janeiro de 2013, nas versão convencional, por 120.000 reais. Ele usa um motor elétrico associado a um gerador elétrico que, juntos, geram 138 cv de potência (Heitor Feitosa/VEJA)
5/11 BMW ActiveHybrid 3 – Cotado para chegar ao mercado brasileiro em 2013, o sedã é equipado com um motor a gasolina, de seis cilindros, biturbo, com 306 cv, e que está acoplado a um propulsor elétrico de 55 cv alimentado por baterias de íon-lítio instaladas no porta-malas. Segundo a BMW, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, e atinge médias de consumo de combustível de 16,9 km/l. No modo elétrico, sua autonomia é de apenas quatro quilômetros e a velocidade máxima de 75 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
6/11 BMW ActiveHybrid 3 – Cotado para chegar ao mercado brasileiro em 2013, o sedã é equipado com um motor a gasolina, de seis cilindros, biturbo, com 306 cv, e que está acoplado a um propulsor elétrico de 55 cv alimentado por baterias de íon-lítio instaladas no porta-malas. Segundo a BMW, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, e atinge médias de consumo de combustível de 16,9 km/l. No modo elétrico, sua autonomia é de apenas quatro quilômetros e a velocidade máxima de 75 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
7/11 Volvo C30 Electric – Está no Brasil apenas para exposição. Trata-se de uma das unidades produzidas pela Volvo neste ano, de um total de 250. Ele é produzido na fábrica da Volvo de Ghent, na Suécia, e é transportado até Gotemburgo, onde recebe o conjunto motriz, as baterias e outros componentes. A aceleração de 0 a 100 km/h do C30 elétrico é feita em menos de 11 segundos e atinge a velocidade máxima de 130 km/h. A autonomia é de 163 km, mas a Volvo prefere aditar a distância de 150 km, como medida oficial (DIvulgação/VEJA)
8/11 Renault Twizy – Parece um carrinho de brinquedo, mas é real. São dois lugares, um na frente do outro e um motor elétrico de 13 kW, o equivalente a 17,6 cv, montado na traseira. A autonomia varia de 70 km a 100 km e para recarregar as baterias é necessário plugá-lo em uma tomada de 220 Volts e esperar cerca de 3 horas. Custa cerca de 7.000 euros na Europa (Divulgação/VEJA)
9/11 Mitsubishi i-MiEV – Está em testes no Brasil, à serviço de empresas estatais, e há, segundo a marca, 20 unidades disponíveis para compra pela bagatela de 200.000 reais cada uma. Usa um motor elétrico apto a gerar 47 kW, o equivalente a 63 cv, e capaz de alcançar autonomia de no mínimo 120 km. Seu preço no Japão parte de 23.000 dólares (Divulgação/VEJA)
10/11 Nissan Leaf táxi – Dois exemplares estão em São Paulo desde junho, trabalhando como táxi como parte de um programa de avaliação da viabilidade do carro elétrico como transporte público na cidade. Até o fim do ano serão 8. São necessários 30 minutos conectados a um ponto de abastecimento de eletricidade para que ele esteja apto a rodar 160 km (Divulgação/VEJA)
11/11 Renault Fluence Z.E. – Versão zero emissões do conhecido sedã Fluence. É equipado com um motor elétrico que desenvolve 95 cv (70 kW) e é capaz de rodar até 180 km. A velocidade máxima é de 135 km/h e para chegar aos 100 km/h são necessários 13 s (DIvulgação/VEJA)