Placar

Palmeiras cai antes das quartas após 7 anos e deixa recorde escapar

Com a eliminação diante do Botafogo, o Verdão desperdiçou a chance de ser o único clube a passar sete vezes consecutivas para as quartas de final

Por Rodolfo Rodrigues |
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras quase conseguiu outra virada épica para cima do Botafogo, mas ficou só no empate por 2 a 2 e acabou eliminado das oitavas de final da Copa Libertadores nessa quarta, 22, no Allianz Parque. Após a derrota no jogo de ida, na semana passada, por 2 a 1, no Nílton Santos, o time de Abel Ferreira saiu atrás do placar (2 a 0), na partida de volta, mas arrancou um empate com gols de Flaco López aos 41 e Rony aos 45 do segundo tempo. Gustavo Gómez chegou a marcar o terceiro gol, que levaria a decisão para a disputa por pênaltis, mas o lance foi invalidado corretamente pelo VAR. Nos acréscimos, Gabriel Menino ainda bateu uma falta no travessão, aumentando o drama.

Com o resultado, o Palmeiras caiu nas oitavas-de-final da Copa Libertadores depois de sete anos – a última havia sido em 2017, quando caiu nos pênaltis para o Barcelona, do Equador. Depois disso, avançou por seis anos seguidos para as quartas de final, entre 2018 e 2023, igualando um recorde que pertencia ao Boca Juniors entre 2000 e 2005. Com a eliminação, o Verdão perdeu a chance de ser o único a passar sete vezes consecutivas para as quartas.

A eliminação para o Botafogo tirou também a chance de o Palmeiras se isolar com o time brasileiro com mais classificações para as quartas-de-final da Libertadores. Com a queda do Grêmio, os dois times ficaram empatados com 12 classificações cada. O River Plate-ARG, que passou pelo Talleres-ARG, é o recordista nessa lista, agora, com 18 classificações.

Clubes que mais chegaram às quartas da Libertadores (1960-2024):
[18] – River Plate 🇦🇷
16 – Boca Juniors 🇦🇷
12 – Grêmio 🇧🇷
12 – Palmeiras 🇧🇷
11 – Olimpia 🇵🇾
11 – São Paulo 🇧🇷
9 – Santos 🇧🇷
8 – Atlético Nacional 🇨🇴

[7] – Peñarol 🇺🇾
[6] – Atlético-MG 🇧🇷
[6] – Fluminense 🇧🇷
[5] – Colo-Colo 🇨🇱
[2] – Botafogo 🇧🇷

Com o empate dos nos minutos finais, o Palmeiras conseguiu manter sua invencibilidade como mandante na Libertadores. Sem perder desde 2021 (quando foi derrotado pelo Defensa y Justicia-ARG, na Fase de Grupos por 4 x 3), o Palmeiras soma agora 20 jogos sem derrota na competição sul-americana. Na história do torneio, desde 1960, o Verdão é o brasileiro com a maior invencibilidade caseira, com 34 partidas sem derrota entre 1979 e 2005. No geral, o Boca Juniors é o recordista com 39 jogos sem derrota entre 1966 e 1991. Atualmente, o Flamengo é o time com a maior série invicta como mandante, com 28 jogos sem derrota, seguido pelo Palmeiras, com 20 jogos.

Sair da versão mobile