Placar - O futebol sem barreiras para você

Santos tranquilo e Corinthians pressionado: a situação dos grandes no Paulistão

Peixe chega sem pressão para clássico contra o São Paulo, que vê rivais na cola; Palmeiras também tem adversários logo atrás e Timão vive momento delicado

Por Da redação |
Joaquim marcou de cabeça o gol da vitória santista - Raul Barretta/Santos FC

Joaquim marcou de cabeça o gol da vitória santista - Raul Barretta/Santos FC

O Paulistão de 2024 já está na reta final de sua fase de grupos. Nesta quarta-feira, 14, a oitava rodada começa a ser disputada, com os quatro grandes em situações distintas. Vindo do pior ano de sua história, o Santos tem classificação tranquila, enquanto São Paulo e Palmeiras veem adversários no retrovisor, e o Corinthians passa por momento conturbado.

Líder do grupo A com 16 pontos, o Peixe está virtualmente classificado, tendo em vista que o vice-líder Ituano tem apenas quatro pontos, e Portuguesa (com um jogo a menos) e Santo André têm três. Contra o São Paulo, o Santos pode garantir a classificação matemática nesta quarta-feira, no MorumBis.

No grupo B, o Palmeiras, que tem apenas uma vitória nos últimos três jogos, lidera com 14 pontos, mas não pode se dar ao luxo de não reagir, ainda que tenha uma partida a fazer. Na cola estão Ponte Preta, com 12 pontos, e Água Santa, com 10. O Guarani, mais atrás, tem quatro.

Veja a tabela e classificação do Campeonato Paulista de 2024

A mais equilibrada e indecisa chave é o grupo C, que tem o Red Bull Bragantino em primeiro, com 11 pontos. Logo atrás estão a Inter de Limeira, com 10, e o Mirassol, empatado em pontos, mas atrás em vitórias. O Corinthians, que hoje está mais próximo da zona de rebaixamento do que da de classificação, tem seis.

O grupo D fecha o panorama com o São Paulo na ponta, com 13 pontos e um jogo a fazer. Contudo, o Tricolor tem atrás rivais que prometem briga acirrada. Empatados com 12 pontos estão Novorizontino (à frente no saldo de gols) e o São Bernardo. O Botafogo tem oito e ainda corre por fora.

Apenas os dois melhores de cada chave avançam as quartas de final ao término das 12 rodadas da primeira fase. Os dois clubes com pior campanha dentre todos os grupos são rebaixados à Série A2 (Portuguesa e Santo André, ambos com três pontos, ocupam estas vagas no momento).

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Sair da versão mobile