Placar - O futebol sem barreiras para você

Botafogo tem rendimento de rebaixado no returno

Ainda líder, alvinegro viu a vantagem para os adversários ruir após na segunda parte do Brasileirão; confira quais são os últimos jogos dos concorrentes

Por Da redação |
Lúcio Flávio vive crise no Botafogo - Vitor Silva / Botafogo

Lúcio Flávio vive crise no Botafogo - Vitor Silva / Botafogo

A briga pelo título do Campeonato Brasileiro de 2023 está oficialmente reaberta. Depois de liderar com larga vantagem, o Botafogo foi derrotado mais uma vez e agora vê rivais pelo título aplicando maior pressão no retrovisor. Avassalador no início da competição, o alvinegro tem returno com rendimento de time rebaixado.

Com apenas 12 pontos em suas 11 partidas após a 20ª rodada, o Fogão tem 36,3% de aproveitamento e é o 18º colocado na classificação do returno. As equipes com pior rendimento do que o time carioca são América Mineiro (11 pontos) e Coritiba (9 pontos).

O desempenho do Botafogo despencou especialmente no início de setembro, após eliminação na segunda fase da Copa Sul-Americana, frente ao Defensa y Justicia, da Argentina. Desde então, são 10 partidas disputadas, com seis derrotas, dois empates e duas derrotas. Nesse período, marcou 10 gols e sofreu 13.

Assim, de líder com 11 pontos de vantagem antes da 22ª rodada, a má fase colocou o Fogão em empate com o Palmeiras e perseguido por Red Bull Bragantino, Grêmio e até Atlético Mineiro e Flamengo, o maior rival.

Caso mantenha o aproveitamento de 36,3% do returno até o fim do Campeonato Brasileiro, o time treinado por Lúcio Flávio alcançaria 67 pontos na 38ª rodada. A última vez em que uma equipe conquistou a taça com essa pontuação foi em 2009, quando o Flamengo superou expectativas e conquistou o país.

Por outro lado, Palmeiras e Bragantino, principais candidatos a roubar o troféu, têm prognósticos animadores. O Verdão, mantendo seus 69,4% de aproveitamento no returno, poderia chegar a 71 pontos. Já o RB Bragantino, se seguir com os 78,7% de aproveitamento, alcançaria os 74 pontos.

Confira os próximos jogos dos quatro primeiros colocados:

Com um jogo atrasado, o Botafogo tem mais sete duelos: Grêmio (casa), RB Bragantino (fora), Fortaleza (fora), Santos (casa), Coritiba (fora), Internacional (fora) e Cruzeiro (casa).

Os próximos jogos do Palmeiras são: Flamengo (fora), Internacional (casa), Fortaleza (fora), América Mineiro (casa), Cruzeiro (fora) e Fluminense (casa).

Ainda com sete a fazer, os próximos jogos do RB Bragantino são: São Paulo (fora), Botafogo (casa), Flamengo (fora), Internacional (fora), Fortaleza (casa), Vasco (fora) e Coritiba (casa).

O Grêmio, que corre por fora, enfrenta: Botafogo (fora), Corinthians (casa), Atlético Mineiro (fora), Goiás (casa), Vasco (casa) e Fluminense (fora).

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Sair da versão mobile