Placar - O futebol sem barreiras para você

Botafogo de 2023 ou de 2024? As campanhas do líder do Brasileirão

Assim como no ano passado, Glorioso está na ponta do Campeonato Brasileiro na 18ª rodada; veja o panorama desta competição comparada com a última

Por Da redação |

Tiquinho. Botafogo x Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Niltos Santos. 17 de Julho de 2024, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo. Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Sendo proibido qualquer uso comercial, remunerado e manipulacao/alteracao da obra.

O Botafogo segue liderando o Campeonato Brasileiro. Após vencer o Internacional, no último sábado, 20, o Glorioso se manteve na ponta e se firma na briga pelo título, assim como no Brasileirão de 2023. No ano passado, porém, depois de um início brilhante, o time enfrentou uma derrocada e terminou na quinta posição.

Sob comando de Artur Jorge, o Fogão tem 39 pontos em 18 rodadas. Com 70,3% de aproveitamento, a equipe tem o segundo melhor ataque (29) e a terceira melhor defesa (14) do torneio. Um empate na próxima rodada, contra o São Paulo, garante o simbólico título do primeiro turno, já que o Palmeiras, vice-líder, tem 36 pontos.

Em 2023, a essa altura, o Botafogo também liderava o Brasileiro. À época, o time tinha a primeira colocação do campeonato com 44 pontos (5 a mais do que atualmente) e corria a passos largos para confirmar a marca de melhor campanha do primeiro turno na história na era de 20 clubes e em pontos corridos.

Mateo Ponte e Alexander Barboza, do Botafogo – Vitor Silva/Botafogo

O time já havia se despedido do técnico Luis Castro, que deixara o time na 12ª rodada para assumir o Al-Nassr, da Arábia Saudita, e, após breve passagem de Cláudio Caçapa, vivia o início do trabalho de Bruno Lage. A fase ainda era boa.

Diferente deste ano, o Brasileiro de 2023 na 18ª rodada se desenhava para o Glorioso, já que Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e Red Bull Bragantino estavam empatados com 31 pontos. Hoje, a disputa tem o Palmeiras com 36 e o Flamengo com 34 (o último tem um jogo a menos).

Na reta final de 2023, após grave crise em General Severiano, o Botafogo teve uma queda de rendimento histórica, que somada a uma arrancada alviverde, fez o título terminar com o Palmeiras.

Buscando apagar essa marca negativa, a campanha botafoguense tem ares sólidos. Para buscar seguir assim, o time volta a campo na próxima quarta-feira, 24, contra o São Paulo, no MorumBis, fechando o primeiro turno.

Botafogo de 2023 ou de 2024?

Botafogo de 2023 após 18 rodadas:

39 pontos – 70,3% de aproveitamento

Botafogo de 2024 após 18 rodadas:

44 pontos – 81,4% de aproveitamento

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Sair da versão mobile