Placar - O futebol sem barreiras para você

Quem é Mastantuono, joia argentina e alvo do Real Madrid

Meia de apenas 16 anos faz sua primeira temporada como profissional no River Plate e já atrai olhares de gigantes da Europa

Por Da redação |

Franco Mastantuono, meia do River Plate - Divulgação / River Plate

Meia, canhoto, habilidoso, cobrador de falta… e argentino. Com características como essas, o fã do futebol já remete a grandes nomes da história do esporte. Desta vez, o assunto é Franco Mastantuono, do River Plate, que já está na mira do Real Madrid.

Com apenas 16 anos, o garoto faz sua primeira temporada como profissional e atrai olhares atentos. Ao todo, Mastantuono tem 21 partidas (seis como titular), três gols marcados e uma assistência. Entre os tentos, o primeiro, em fevereiro, contra o Excursionistas, pela Copa da Argentina, o tornou no mais jovem a marcar com a camisa do River Plate, superando Javier Saviola.

No último domingo, 28, foi a vez de Franco ter uma atuação para ser lembrada. Escalado desde o início, atuou durante todo o tempo contra o Sarmiento, pelo Campeonato Argentino, e brilhou, coroando o desempenho com um belo gol de falta, aos 42 minutos do segundo tempo, garantindo o êxito por 1 a 0.

O seu nome, que já estava sendo ligado a clubes europeus, ficou ainda mais em alta após o feito. Esta semana, o diário Marca, da Espanha, noticiou que o Real Madrid é um dos clubes na briga pelo jovem, mas não deseja arcar com o pagamento da multa rescisória de 45 milhões de euros (274 milhões de reais). Segundo o também espanhol Sport, Barcelona e Manchester City são outros grandes que monitoram a situação.

Conheça o jovem Franco Mastantuono

Nascido no dia 14 de agosto de 2007, em Azul, pequena cidade na Província de Buenos Aires, Franco Mastantuono sempre esteve ligado ao esporte. Desde criança, o garoto atuou nas escolinhas do River Plate em seu município e também treinou tênis.

Com a raquete, era tratado como uma das promessas do país. Por esse motivo, teve sua ida à capital atrasada, como contou Daniel Brizuela, ex-diretor de captação do River Plate, ao Olé.

“Encontrei o Franco quando ele tinha 8 ou 9 anos, em um campeonato na escolinha do River, em Azul. Naquela época não o pude trazer porque o menino era a promessa do tênis argentino e seus pais queriam que ele continuasse praticando esse esporte, embora ele estivesse muito focado em ser jogador de futebol.”

Franco Mastantuono, do River, jogando tênis enquanto criança – Divulgação / Club Remo de Azul

Porém, aos 11 anos, com a chance de seguir visando o esporte profissional em ambas as modalidades, precisou focar em uma e escolheu o futebol pelo Club Cemento. Em 2019, aceitou proposta do River Plate e passou a brilhar entre os garotos.

Mastantuono já é figura nas bases da seleção argentina desde muito jovem. Com apenas 15 anos, foi convovado para o time sub-17 pelo técnico Pablo Aimar. Em 2022, chegou a treinar com o sub-20 e estreou na categoria em junho deste ano.

Meio-campista de passos largos, Franco ainda se destaca pela talentosa condução de bola. Com bom passe e capacidade de finalizar, tem como referência Nacho Fernández, ex-Atlético Mineiro e seu atual companheiro no River Plate.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Sair da versão mobile