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Grêmio e Flamengo lideram receitas com estádios em 2013

Gaúchos se aproveitaram do sucesso de seus programas de fidelização de torcedores. Já a equipe carioca se beneficiou da campanha vitoriosa na Copa do Brasil

Por Luiz Felipe Castro |
Com força dos sócio-torcedores, Arena do Grêmio costuma receber grandes médias de público

Com força dos sócio-torcedores, Arena do Grêmio costuma receber grandes médias de público

O Cruzeiro viu seu faturamento no Mineirão subir de 10,6 milhões de reais para 63,7 milhões, embalado pelo título do Campeonato Brasileiro, do qual teve a melhor média de público (28.911 torcedores por partida).

Grêmio, Flamengo e Cruzeiro foram os clubes brasileiros que mais faturaram com a realização de partidas em casa no ano de 2013, de acordo com estudo do consultor Amir Somoggi, um dos principais especialistas em gestão e marketing do esporte no país, divulgado nesta terça-feira. O clube gaúcho foi o líder de receitas, com 67,4 milhões de reais arrecadados em jogos na Arena Grêmio. De acordo com Somoggi, apenas 9% deste valor foi obtido por meio de bilheteria e o restante veio dos programas de sócio-torcedor. Flamengo e Cruzeiro, por outro lado, não obtiveram grandes lucros com seus programas de fidelização de torcedores, mas se beneficiaram das campanhas vitoriosas na Copa do Brasil e no Brasileirão, respectivamente, para lotar os estádios e faturar.

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Em novembro de 2013, o Flamengo foi criticado por boa parte de seus torcedores por aumentar o preço dos ingressos nos jogos da Copa do Brasil – na final, o clube cobrou de 200 reais a 800 reais por uma entrada. No entanto, o Maracanã esteve lotado durante toda a campanha e o clube carioca viu subir sua receita de 9,5 milhões de reais, em 2012, para 64,8, no ano passado. “Sem dúvidas o Flamengo acertou em cobrar altos valores, pois o clube precisava muito de dinheiro”, considera Somoggi.

Pesquisa Amir Somoggi – receita dos clubes em 2013 VEJA

Fato semelhante aconteceu com o Cruzeiro, que viu seu faturamento no Mineirão subir de 10,6 milhões de reais para 63,7 milhões, embalado pelo título do Campeonato Brasileiro, do qual teve a melhor média de público (28.911 torcedores por partida).

As receitas com estádios geradas pelos clubes brasileiros em 2013 atingiram R$ 670 milhões, um aumento de 34% em relação ao ano anterior. O São Paulo, que foi o líder do ranking em 2012, despencou para a quarta colocação. Inter, Corinthians e Atlético-MG completam o ranking dos sete clubes que mais lucraram com estádios. E segundo Somoggi, Inter e Corinthians devem lucrar ainda mais neste ano, com o uso do Beira-Rio e do Itaquerão. “O crescimento das receitas está diretamente associado à inauguração das novas arenas.”

Apesar do crescimento de 34% em 2013, os clubes brasileiros ainda seguem bastante distantes dos times europeus neste quesito. O campeão da lista, Manchester United, faturou 382 milhões de reais com jogos no Old Trafford no ano passado. Real Madrid, Barcelona e Arsenal também ultrapassaram a marca de 300 milhões de reais.

Pesquisa Amir Somoggi – receita dos clubes com estádios em 2013 VEJA
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