Placar

Flamengo também é punido – mas Portuguesa evita queda

Clube termina a ’40ª rodada’ na última posição antes da zona de rebaixamento

Por Da Redação |
Veja.com

Veja.com

O advogado do Flamengo diz que é provável que o clube recorra agora à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, para reverter a perda dos pontos

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) manteve a decisão de primeira instância e puniu o Flamengo com a perda de quatro pontos no Campeonato Brasileiro pela escalação irregular de André Santos na última rodada. O clube só escapou do rebaixamento porque, pouco antes, a Portuguesa sofreu a mesma pena e ocupou a vaga na zona da degola que era do Fluminense. A decisão tomada na tarde desta sexta-feira foi por unanimidade. Não adiantou a defesa do advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, alegando que o clube seguiu instrução da Fifa de cumprimento da punição no jogo seguinte à expulsão – curiosamente, o argumento foi intensamente elogiado pelos auditores, mas acabou sendo negado.

Leia também:

Derrotado, presidente da Portuguesa promete ‘ir até o fim’

Clubes já falam num campeonato com 24 equipes em 2014

Depois do circo, é hora da justiça – de verdade – no futebol

Nem ‘final de tapetão’ deverá encerrar Brasileirão em 2013

André Santos foi expulso no segundo jogo da final da Copa do Brasil e ficou fora do primeiro jogo do time após a conquista, pelo Brasileirão. O lateral esquerdo, contudo, foi punido pelo STJD em julgamento dois dias antes da última rodada, e, mesmo assim, entrou em campo. Com o resultado, o Flamengo termina o Campeonato Brasileiro com 45 pontos e na 16ª posição, a última entre os que não foram rebaixados. Só se o Vasco conseguir um improvável sucesso na tentativa de somar os pontos da derrota para o Atlético-PR, também na última rodada, o Flamengo cairá para a segunda divisão. O advogado do Flamengo diz que é provável que o clube recorra agora à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, para reverter a perda dos pontos.

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade
Sair da versão mobile