Placar - O futebol sem barreiras para você

Empresa do pai de Neymar entra na mira do MPF

N&N Sports está sendo investigada por sonegação de impostos em Santos

Por Da Redação |
Neymar pai (à esq.) no dia em que seu filho assinou o contrato com o Barcelona

Neymar pai (à esq.) no dia em que seu filho assinou o contrato com o Barcelona

Em nota oficial, nesta quarta-feira, a Procuradoria da República informou que o Ministério Público Federal (MPF) em Santos está requisitando informações à Receita Federal sobre a empresa N&N Sports, criada por Neymar da Silva Santos, pai do atacante do Barcelona, para agenciar a carreira de jogadores. A suspeita é que Neymar pai tenha sonegado impostos do dinheiro recebido pela empresa com a venda do filho ao clube espanhol.

Leia também:

Pai de Neymar revela acordo com Barcelona feito em 2011

Neymar custou 284,5 milhões de reais ao Barcelona

A Procuradoria ainda revelou que, durante a investigação instaurada pelo MP, “informações fornecidas pela Fazenda Nacional indicariam a existência de débitos tributários”. O órgão “instaurou procedimento investigatório criminal para apurar eventual crime contra a ordem tributária” e já requisitou ao delegado da Receita Federal em Santos dados sobre a transação. Na terça, Neymar pai admitiu ter recebido 40 milhões de euros (pouco mais de 133 milhões de reais) pela transferência do filho. A Procuradoria informou que deve pedir mais informações às autoridades espanholas, que também investigam a contratação do atacante.

Leia também:

Real Madrid ofereceu 350 milhões de reais por Neymar

Jornais criticam Neymar por ‘alegria’ em crise do Barcelona

Autorização do Santos para transferência de Neymar VEJA

Nesta quarta, Neymar publicou em seu perfil no Twitter uma imagem do contrato feito com o Santos em 2011, assinado pelo ex-presidente Luis Álvaro Oliveira, que autorizava conversas com qualquer clube nacional ou internacional para transferir o jogador a partir de 2014.

Continua após a publicidade

Leia também:

Valcke: Fifa quer supervisionar contratações

Compra derruba presidente do Barcelona

O caso – Na terça, o pai de Neymar contou que recebeu do Barcelona 10 milhões de euros, em 2011, como adiantamento pela prioridade na contratação do jogador. O acordo também previa a devolução do dinheiro caso o atacante fosse para outra equipe. Como Neymar fechou com o Barcelona, o clube pagou outros 30 milhões de euros (quase 100 milhões de reais) ao pai do jogador.

Leia também:

Juiz espanhol investigará compra de Neymar pelo Barcelona

Venda de Neymar tem fraude de R$ 120 milhões, diz jornal

Na semana passada, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu assumiu após a renúncia de Sandro Rosell e detalhou os valores da transferência: total de 86,2 milhões de euros (pouco mais de 287 milhões de reais).

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Sair da versão mobile