Placar - O futebol sem barreiras para você

Depoimento à Justiça espanhola pode tirar Neymar de jogo decisivo

Data da audiência será no mesmo dia da semifinal da Copa do Rei caso o Barcelona confirme sua classificação nesta quarta-feira contra o Athletic Bilbao

Por Da Redação |
Neymar, atacante do Barcelona

Neymar, atacante do Barcelona

O atacante Neymar, um dos principais nomes do elenco do Barcelona, pode perder a primeira partida da semifinal da Copa do Rei por causa de uma audiência marcada para 2 de fevereiro pela justiça espanhola em que o craque vai prestar depoimento sobre as acusações de ilegalidades na sua transferência do Santos para ao clube catalão, em 2013. Ele não participará da partida caso o time confirme a classificação contra o Athletic Bilbao pelas quartas de final do torneio – no primeiro jogo o Barcelona ganhou por 2 a 1 e, nesta quarta-feira, será definido o confronto no Camp Nou.

A defesa do brasileiro havia solicitado uma prorrogação da audiência, mas o juiz responsável pelo caso, José de la Mata, decidiu não acatar o pedido e manter a data. No mesmo dia, prestarão depoimento os pais do jogador e os ex-presidentes do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro e Odílio Rodrigues. Um dia antes vão comparecer à corte espanhola o atual presidente do Barcelona, Josep Maria Bartolomeu, e seu antecessor, Sandro Rosell, que renunciou ao cargo na época justamente por causa dos valores exorbitantes revelados na transferência de Neymar.

Investigações – A nebulosa transferência de Neymar para o Barcelona é alvo de dois processos na Espanha, um do fisco espanhol, que tramita em Barcelona, e outro a pedido da empresa brasileira DIS, na capital Madri, acolhido pela Audiência Nacional da Espanha. A empresa DIS detinha 40% dos direitos econômicos do atleta e se sentiu lesada ao tomar conhecimento sobre os reais valores da transação. A DIS e o Santos alegam que a N&N, empresa dos pais de Neymar e que gere a carreira do atleta, forjou contratos com o Barcelona para ficar com a maior parte do dinheiro da venda.

O Barcelona alegou inicialmente ter desembolsado 57,1 milhões de euros para tirar Neymar do Santos. No entanto, meses depois, o clube admitiu ter gasto um valor bem maior, que ronda os 100 milhões de euros, dos quais 40 milhões foram para a empresa dos pais de Neymar, sem o conhecimento do DIS e do Santos – o clube respondia por 55% dos direitos e os 5% restantes pertenciam ao grupo de investidores Teísa. A revelação provocou a renúncia do então presidente do Barcelona, Sandro Rosell. A N&N admite ter recebido o valor, mas nega irregularidades. Em setembro, a Receita Federal brasileira confiscou um Porsche e bloqueou mais 188,8 milhões de reais das contas do jogador por uma acusação de fraude cometida entre 2011 a 2013.

Laor e Neymar na Vila Belmiro: ‘Nosso clube é centenário e só teve um período com mais títulos do que este: a era Pelé. É pouco?’ VEJA

Leia também:

Pai de Neymar critica ação do Santos na Fifa: ‘Hipocrisia’

Laor vence depressão, mas não cura mágoa: ‘Me senti traído por Neymar’

Pai de Neymar diz que problemas com o fisco podem tirar o atacante do Barcelona

(Da redação)

Continua após a publicidade
Sair da versão mobile