Placar - O futebol sem barreiras para você

Conheça o campeonato com a menor duração do mundo

Campeonato da Groenlândia dura apenas uma semana devido às condições climáticas do país

Por Da Redação |

Reprodução / YouTube

A Groenlândia, a maior ilha do mundo e região autônoma do Reino da Dinamarca, é uma nação apaixonada por futebol. Cerca de 10% da população, praticam o esporte. Este amor pelo futebol motiva a Groenlândia a buscar reconhecimento internacional.

Por muito tempo, a Federação Groenlandesa de Futebol (KAK), buscou a filiação na Fifa e na Uefa. Mesmo sendo mais próxima da América do Norte, a Groenlândia se identifica culturalmente com os europeus pela influência nórdica. Entretanto, as tentativas esbarraram na falta de estrutura local em relação aos estádios. A expectativa agora é apelar para uma filiação à Concacaf.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Campeonato Groenlandês: o mais curto do mundo

Devido às grandes distâncias e ao clima rigoroso, o Campeonato Groenlandês de Futebol é o mais curto do mundo, durando normalmente uma semana. A edição de 2023 começou em 10 de agosto e terminou cinco dias depois. Já a desse ano começou na última terça-feira, 6, e já está próxima da decisão. A taça é disputada por apenas oito times, que se classificam através de eliminatórias regionais.

Pedido de Filiação na Concacaf

A KAK formalizou a candidatura para ser filiada à Concacaf. O pedido foi enviado em 13 de maio e divulgado em 28 de maio de 2024.

Este é um momento incrivelmente emocionante para o futebol da Groenlândia. A adesão à Concacaf proporcionará uma plataforma atrativa onde clubes e seleções nacionais poderão jogar mais partidas e torneios internacionais, celebrou Morten Rutkjær, técnico da seleção.

O Que Muda para a Groenlândia com a Filiação na Concacaf?

Atualmente nas sombras dos duelos internacionais, enfrentando países que não são filiados à Fifa, a Groenlândia ganharia vários direitos com a filiação na Concacaf. No âmbito de seleções, poderia disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo, a Copa Ouro e a Liga das Nações. Já os clubes da ilha poderiam jogar a Liga dos Campeões da Concacaf. Até o futsal local seria beneficiado.

Por que as Ilhas Faroe estão Filiadas e a Groenlândia Não?

As Ilhas Faroe, também território dependente da Dinamarca, são filiadas à Uefa desde os anos 1990. A diferença reside na estrutura. A Groenlândia é coberta por gelo e a prática em campos de grama natural era inviável. Com a aprovação da Fifa para gramados sintéticos, a KAK criou projetos para estádios com essas características.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Sair da versão mobile