Placar - O futebol sem barreiras para você

Premier League vai debater e abrir votação sobre abolição do VAR

A pedido do Wolverhampton, questão será discutida pelos 20 clubes da elite inglesa em reunião anual, em 6 de junho; entenda o caso

Por Da redação |
Premier League estuda fim do VAR - Divulgação / Premier League

Premier League estuda fim do VAR - Divulgação / Premier League

O VAR está em debate na maior liga do mundo. Os clubes da Premier League, a primeira divisão da Inglaterra, devem realizar uma votação em sua assembleia geral anual, em 6 de junho, sobre uma proposta para abolir o sistema de árbitro assistente de vídeo a partir da próxima temporada. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 15, pelo site The Athletic

Utilizado na Premier League desde 2019, a ferramenta foi alvo de diversas polêmicas nesta temporada. Seu uso será discutido a pedido do Wolverhampton, que formalizou uma proposta pela eliminação do VAR. O tema, portanto, deverá ser votado por todos os clubes da elite na reunião anual. Para ser aprovada, a mudança depende da aprovação de 14 dos 20 membros.

“Não há culpa a ser atribuída – estamos todos apenas procurando o melhor resultado possível para o futebol – e todas as partes interessadas têm trabalhado arduamente para tentar fazer com que a introdução de tecnologia adicional seja um sucesso”, ressaltou o Wolverhampton em seu pedido, ainda de acordo com o The Athletic.

“No entanto, depois de cinco temporadas de VAR na Premier League, é hora de um debate construtivo e crítico sobre o seu futuro. Nossa posição é que o preço que pagamos por um pequeno aumento na precisão está em desacordo com o espírito do nosso jogo e, como resultado, devemos removê-lo a partir da temporada 2024/25″, complementou o clube dos brasileiros João Gomes e Matheus Cunha.

VAR na Inglaterra costuma ser elogiado como um dos melhores do mundo

“A Premier League pode confirmar que facilitará uma discussão sobre VAR com nossos clubes na assembleia geral anual no próximo mês. Os clubes têm o direito de apresentar propostas nas assembleias gerais e reconhecemos as preocupações e questões em torno do uso do VAR”, informou um porta-voz da liga.

O Wolverhampton admite que a tecnologia foi implementada de “boa fé”, mas listou uma série de complicadores para o jogo, como:

 

Sair da versão mobile